Redação Pragmatismo
Saúde 16/Mar/2020 às 16:52 COMENTÁRIOS
Saúde

Donald Trump oferece US$ 1 bilhão para ter vacina do coronavírus com exclusividade

Publicado em 16 Mar, 2020 às 16h52

Trump oferece 1 bilhão de dólares a laboratório alemão para que EUA tenha exclusividade em vacina do coronavírus. Governo do país europeu reagiu rapidamente para “deter as intenções que visem restrições à vacina, que deve ser desenvolvida pensando em salvar todo o mundo”

donald trump vacina coronavírus
Donald Trump (Imagem: Evan Vucci/AP)

O governo da chanceler alemã e Angela Merkel acusou o presidente americano Donald Trump de tentativa de se apropriar de um projeto de vacina contra o coronavírus desenvolvido por um laboratório da Alemanha. As informações são da NBC.

“Os pesquisadores alemães desempenham um papel de primeiro nível no desenvolvimento de medicamentos e vacinas e não podemos permitir que outros busquem a exclusividade de seus resultados”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Mas.

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, afirmou que o país irá “impedir qualquer intenção que tenha como objetivo impor restrições à vacina, que deve ser desenvolvida pensando em salvar todo o mundo”.

O ministro do Interior, Horst Seehofer, confirmou neste domingo (15) as informações publicadas na imprensa internacional sobre uma tentativa do presidente americano Donald Trump de assumir o controle de um laboratório alemão com uma oferta de US$ 1 bilhão.

“Posso afirmar que hoje escutei em várias ocasiões da parte de membros do governo que isso é verdade”, disse o ministro.

Sheehofer anunciou que o tema será abordado no comitê de crise estabelecido pelo governo para administrar a luta contra a epidemia de coronavirus, que até o momento infectou quase 5.000 pessoas e provocou 12 mortes na Alemanha.

Laboratório CureVac

No meio da disputa está o laboratório alemão CureVac, que fica em Tubingen, sudoeste do país, que trabalha em uma vacina contra o COVID-19, graças a subsídios do governo alemão. O laboratório afirma estar “a alguns meses” de conseguir apresentar um projeto para a validação clínica.

O jornal alemão Die Welt noticiou que Donald Trump está “fazendo todo o possível para que a vacina preparada pela CureVac seja entregue somente aos EUA”.

O CureVac é um laboratório privado, mas trabalha no projeto em cooperação com o Instituto Paul Ehrlich de Vacinas e Medicamentos Biomédicos, que pertence ao Estado alemão.

Criticado, o laboratório CureVac se pronunciou nesta segunda-feira (16) e admitiu que esteve em reunião com Donald Trump na Casa Branca, em Washington (EUA), no último dia 2 de março.

No entanto, executivos do laboratório se apressaram para afirmar que uma vacina exclusiva para os EUA não será desenvolvida. “O CureVac rejeita todas as informações publicadas sobre este caso na imprensa”, afirmam.

Recomendações

COMENTÁRIOS