Redação Pragmatismo
Saúde 16/Mar/2020 às 15:35 COMENTÁRIOS
Saúde

Cuba recebe navio britânico com infectados pelo coronavírus que não tinha onde atracar

Publicado em 16 Mar, 2020 às 15h35

Cruzeiro britânico com infectados pelo coronavírus que não tinha onde atracar é recebido por Cuba. “São tempos de solidariedade, de entender a saúde como um direito humano, de reforçar a cooperação internacional”, diz Ministério de Relações Exteriores

Navio britânico cuba coronavírus

Um navio cruzeiro britânico com pelo menos 5 infectados pelo coronavírus (Covid-19) atracou em Cuba na última sexta-feira (13). A embarcação não tinha para onde ir e já havia solicitado ajuda de outras nações na América Central, mas sem sucesso.

Por solicitação do governo britânico, Cuba permitiu que a embarcação atracasse e recebeu os passageiros para que fossem encaminhados ao Reino Unido, por via aérea. As informações são da CNN.

Todas as medidas sanitárias foram tomadas, e Cuba não deixou de prestar solidariedade aos turistas ali confinados, fazendo, com segurança, que o retorno deles ao país de origem fosse realizado.

O governo cubano divulgou uma nota sobre o episódio. Leia a seguir:

No último dia 13, o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte solicitou às autoridades cubanas a permissão de atracar em um porto cubano o cruzeiro MS Braemar, da linha Fred Olsen, com um pequeno número de viajantes afetados pelo novo coronavirus (SARS CoV 2/Covid-19) e sua repatriação por via aérea.

Ante a urgência da situação e o risco para a vida das pessoas doentes, o governo de Cuba decidiu permitir o atraque desta embarcação e adotará as medidas sanitárias estabelecidas para receber a todos os cidadãos a bordo, sob os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde Pública de Cuba.

Em conjunto com as autoridades britânicas, se decidiu que uma vez que os passageiros desembarquem em território nacional, se proceda ao retorno seguro e imediato destes viajantes ao Reino Unido em voos charter de companhias aéreas a esse país.

São tempos de solidariedade, de entender a saúde como um direito humano, de reforçar a cooperação internacional para fazer frente a nossos desafios comuns, valores que são inerentes à prática humanista da Revolução e de nosso povo.

Recomendações

COMENTÁRIOS