Redação Pragmatismo
Saúde 12/Mar/2020 às 20:28 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus pode ter sido levado dos EUA para a China, sugere porta-voz

Publicado em 12 Mar, 2020 às 20h28

Porta-voz da China sugere que militares dos EUA levaram coronavírus para o país. Em Washington, virologista admite que americanos que aparentemente haviam morrido de gripe foram testados positivos para o Covid-19 em diagnóstico póstumo

Lijian Zhao coronavírus eua
Lijian Zhao

O diretor-adjunto e porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lijian Zhao, sugeriu nesta quinta-feira (12) que militares do Exército dos Estados Unidos podem ter levado o coronavírus à cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto.

“Quando o paciente zero começou nos EUA? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ser o Exército norte-americano que levou a epidemia a Wuhan. Seja transparente! Torne público seus dados! Os EUA nos devem uma explicação!”, disse Zhao.

Para reforçar sua tese, o porta-voz chinês divulgou um vídeo com a seguinte legenda: “O virologista e diretor do Centro de Prevenção de Doenças Robert Redfield admitiu que alguns americanos que aparentemente morreram de gripe foram testados positivos para o novo #coronavírus no diagnóstico póstumo, durante o Comitê de Supervisão da Câmara na quarta-feira”.

Falando no parlamento dos EUA, o virologista Robert Redfield confirmou que americanos podem ter morrido de coronavírus antes mesmo do primeiro caso oficial ser divulgado no país.

Ainda na manhã desta quinta-feira, outro porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, criticou duramente o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, por ter acusado o país asiático de ter demorado a reagir no princípio da crise, chamando seus comentários de “imorais e irresponsáveis”.

Shuang afirmou que os esforços da China, incluindo medidas extremas e draconianas como a quarentena imposta sobre a província de Hubei, da qual Wuhan, epicentro global da doença, é capital, ajudaram o restante do mundo a arranjar tempo para se programar para o pior.

“Nós gostaríamos que algumas autoridades dos Estados Unidos concentrassem sua energia em responder à disseminação do vírus e promover a cooperação neste momento, em vez de jogar a culpa na China”, disse.

O’Brien não foi o primeiro americano a tentar pôr a culpa da epidemia global de coronavírus na China: Trump e outros republicanos vêm tentando não só destacar a origem estrangeira do surto, mas também usá-la para justificar restrições à imigração — incluindo um muro na fronteira com o México.

Na terça-feira, Trump retuitou um post de seu apoiador Charlie Kirk que chamava o coronavírus de “vírus da China”. Além de concordar, Trump escreveu: “Precisamos do muro mais do que nunca!” Pequim vem lutando contra esta terminologia xenofóbica há semanas, afirmando que ainda não há nenhuma conclusão sobre a origem do vírus, que supostamente teria surgido em um mercado ilegal de animais silvestres em Wuhan.

O coronavírus emergiu em dezembro na cidade de Wuhan, província de Hubei, onde foram registrados cerca de dois terços dos casos de coronavírus do mundo até o momento. Nas últimas semanas, no entanto, a vasta maioria das infecções vêm ocorrendo fora da China.

Recomendações

COMENTÁRIOS