Redação Pragmatismo
Saúde 26/Mar/2020 às 23:25 COMENTÁRIOS
Saúde

"Coronavírus não passa em lotérica porque o vidro é blindado", diz Bolsonaro

Publicado em 26 Mar, 2020 às 23h25

Bolsonaro afirma que não há risco de transmissão do coronavírus em lotéricas, porque o vidro que separa os funcionários do público é "blindado". Nesta quinta, através de decreto, o presidente determinou a reabertura imediata de templos religiosos e lotéricas por serem, segundo ele, "serviços essenciais"

bolsonaro coronavirus lotérica
Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega / Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira durante sua ‘live no Facebook’ que não há risco de transmissão do novo coronavírus dentro de casas lotéricas, porque o vidro que separa os funcionários do público é “blindado”.

Um decreto publicado nesta quinta classificou o funcionamento das lotéricas como atividade essencial, para impedir o fechamento delas por governadores e prefeitos.

“Acreditem, 2.463 casas lotéricas, 2.500 casas lotéricas, estavam fechadas. Por decretos de alguns governadores ou prefeitos. Eu não estou criticando governador ou prefeito. Agora, pelo amor de Deus, fechar casa lotérica? Pelo amor de Deus, fechar casa lotérica… Inclusive, o cara que trabalha na lotérica tem um vidro blindado. Não vai passar o vírus ali. O vidro é blindado, não vai passar, ele trabalha no lado de cá”, disse.

Bolsonaro voltou a defender que o “país volte à normalidade”. De acordo com ele, a “neurose de fechar tudo não está dando certo e já começou a causar desemprego”.

VEJA TAMBÉM: “Brasileiro tem que ser estudado. Pula no esgoto e não pega nada”, diz Bolsonaro

O presidente ainda disse que o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina contra o coronavírus “já deu certo”, mesmo sem resultados de pesquisas científicas: “Não posso afirmar, porque não sou médico nem pesquisador, mas as informações (são que) já deu certo, já deu certo”.

Templos religiosos

Nesta quinta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que torna as atividades religiosas parte da lista de atividades e serviços considerados essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus.

Nessa categoria, enquadram-se atividades e serviços que podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.

Líderes religiosos criticaram o decreto e informaram que as atividades devem permanecer ocorrendo somente de forma virtual. O decreto tem validade imediata, sem a necessidade de aprovação pelo Congresso.

O funcionamento de atividades religiosas vinha sendo limitado com as medidas de combate ao coronavírus tomadas pelos governadores dos estados como forma de evitar aglomerações e reduzir as possibilidades de contágio do vírus.

Nas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, cultos religiosos foram autorizados a ocorrer somente após decisões judiciais, mas os processos ainda estão em andamento.

Na Coreia do Sul, uma seita religiosa foi considerada meio de contaminação do novo coronavírus. Na França, um pastor evangélico pediu desculpas e admitiu que seus cultos ajudaram a propagar a doença.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS