Redação Pragmatismo
Saúde 22/Mar/2020 às 13:40 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus: morte de manobrista de 49 anos pode ter sido por negligência médica

Publicado em 22 Mar, 2020 às 13h40

Manobrista de 49 anos é o paciente mais novo de SP a morrer por coronavírus. Filho da vítima conta que médica fez um diagnóstico equivocado, descartou o covid-19 e mandou o pai se tratar em casa. O homem morreu dois dias depois e toda a família está em risco

morte manobrista coronavírus brasil
(Médicos tratam paciente com coronavírus na China/AFP)

Antonio Brito dos Santos, de 49 anos, é o paciente mais jovem a morrer vítima de coronavírus no estado de São Paulo até este domingo (22). O manobrista morava no Limão, na Zona Norte da capital paulista.

Ricardo Brito dos Santos, filho do manobrista, acredita que o pai pode ter sido vítima de negligência médica. “Meu pai morreu na segunda-feira (16), foi enterrado na quinta (19) mas só ligaram ontem (sábado) afirmando que o exame dele deu positivo para o coronavírus. Falaram para a gente fazer quarentena”.

Os primeiros sintomas apareceram na quarta-feira, dia 11, segundo a família, quando o manobrista teve uma febre leve, que tratou com dipirona em casa.

Na quinta-feira (12) e na sexta (13), ele foi trabalhar como manobrista em um estacionamento na região Central da cidade. Já no sábado (14), ele foi para a Assistência Médico Ambulatorial (AMA) da Vila Barbosa, localizado no Limão, na Zona Norte de São Paulo.

“Ele chegou lá ele fez um raio-x, foi diagnosticado como pneumonia, passou em uma médica que passou alguns remédios pra ele fazer o tratamento em casa e foi liberado. Então, a médica chegou até a descartar o coronavírus”, relembra o filho.

Na segunda-feira (16), Antonio acordou com muita falta de ar e voltou para a AMA. De lá, foi transferido para o Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Na unidade, os médicos cogitaram mandá-lo para o Hospital das Clínicas, localizado no Centro da capital, mas desistiram.

“Minha mãe conseguiu a informação de que eles estavam preparando um andar para o caso do meu pai, e para outros casos que poderia vir durante a semana”, disse o filho.

A família calcula que 9 pessoas próximas tiveram acesso ao manobrista dentro de casa, além dos colegas de trabalho, desde que os primeiros sintomas receberam. Dizem, ainda, que não receberam, durante todo o período de tratamento, nenhuma recomendação para evitarem contato devido ao risco.

Com 49 anos, Antonio Brito dos Santos não estava no chamado “grupo de risco por idade”, já tinha feito tratamento para tuberculose, uma doença que afeta os pulmões.]

Coronavírus no Brasil

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 13h30 deste domingo (22), 1.226 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 18 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 15 em São Paulo.

Roraima registrou os dois primeiros casos na noite deste sábado, último estado a ter casos confirmados no país. Neste domingo (22), a Bahia notificou mais nove casos, enquanto o Pará teve um aumento de dois casos. No Amazonas, o número de casos confirmados saltou de 11 para 26.

Recomendações

COMENTÁRIOS