Redação Pragmatismo
Saúde 23/Mar/2020 às 16:59 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus: David Uip está isolado após apresentar sintomas

Publicado em 23 Mar, 2020 às 16h59

David Uip está isolado com sintomas de coronavírus. O infectologista é o atual coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no estado de São Paulo. Ele passou por bateria de exames no Sírio Libanês, já foi testado e aguarda o resultado

David Uip coronavírus
David Uip

David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, realizou nesta segunda-feira (23) exames de covid-19 no hospital Sírio-Libanês. Ele apresentou tosse e febre, sintomas da doença.

O governo do Estado só vai se manifestar diante do resultado, mas nenhum prazo foi estabelecido. O governador João Doria (PSDB) e demais autoridades que conviveram com ele vão se submeter a testes se for necessário.

“Não há nenhuma indicação efetiva, mas, dentro do regime de total transparência com a imprensa e opinião pública, ele está fazendo exames. Diante dos resultados, podemos nos manifestar de forma efetiva. Esperamos que não seja nada grave e que ele possa estar conosco em breve”, disse o governador João Doria (PSDB-SP) em entrevista coletiva.

São Paulo tem 631 casos confirmados da covid-19. O governador falou que não terá problemas em fazer o exame.

“Se houver alguma situação que exija exames também da minha parte e todos que convivem com o doutor Uip nos últimos dias, vamos nos submeter aos exames”, disse.

Uip é um dos maiores infectologistas do Brasil e foi convocado para ajudar o governo a reagir ao coronavírus. O médico traçou cenários e espera um aumento de casos nos próximos dias porque a curva de contaminados é ascendente e pode ter atingido o próprio coordenador do Centro de Contingência.

Uip se manifesta

No final da tarde de hoje, David Uip concedeu entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band, para falar sobre seu estado de saúde. “Neste momento eu tô bem, sem febre e sem remédio para febre. Não tomei nenhum medicamento para baixar a febre, não foi preciso. Estou quietinho aqui e esperando o resultado”, disse.

David Uip também falou sobre o uso de cloriquina para combater o vírus e pediu cautela para esperar os resultados das pesquisas. Ainda não há estudos que comprovem a eficácia dessa ou qualquer outra substância contra covid-19.

“Esse medicamento e muitos outros estão em testes. O problema é que você precisa de tempo para ter o número suficiente de voluntários para ter conclusões. São Paulo está aumentando muito o número de casos, então o número de pesquisas científicas está maior. O empirismo nessa hora não ajuda. Precisa de muita cautela para esperar os resultados”, afirmou.

ATUALIZAÇÃO: David Uip testou positivo para o coronavírus.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS