Redação Pragmatismo
Saúde 16/Mar/2020 às 15:16 COMENTÁRIOS
Saúde

Bispo Edir Macedo diz que coronavírus é inofensivo e culpa "satanás" e a "mídia"

Publicado em 16 Mar, 2020 às 15h16

De maneira irresponsável, bispo Edir Macedo diz a fiéis que coronavírus é inofensivo e que satanás e mídia promovem medo. Dono da TV Record mostrou fake news de médico afirmando que a doença não mata ninguém

Edir Macedo
Edir Macedo

O bispo Edir Macedo gravou um vídeo endossando um médico que desacredita os alertas sobre a gravidade da disseminação do coronavírus. O conteúdo está sendo sendo distribuído em grupos de WhatsApp desde ontem (15).

O dono da TV Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus diz que tudo não passa de uma estratégia de Satanás e da mídia para induzir as pessoas ao pânico.

“Meu amigo e minha amiga, não se preocupe com o coronavírus. Porque essa é a tática, ou mais uma tática, de Satanás. Satanás trabalha com o medo, o pavor. Trabalha com a dúvida. E quando as pessoas ficam apavoradas, com medo, em dúvida, as pessoas ficam fracas, débeis e suscetíveis. Qualquer ventinho que tiver é uma pneumonia para elas”, diz Macedo.

Segundo ele, “por trás dessa campanha toda de coronavírus existe um interesse econômico. E onde há um interesse econômico, aí tem”.

Nas imagens, o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus recomenda o depoimento do patologista Ben Schmidt, que foi divulgado pelo médico em seu canal do YouTube e que já foi apagado depois de o doutor ser acusado de disseminar notícias falsas sobre a doença.

Macedo introduz o vídeo dizendo ter “excelente notícias” que “vêm de um médico, um cientista que tem a falar a respeito do coronavírus. Todo mundo esta assustado, todo mundo esta apavorado. Não há, segundo ele [médico], razão para isso. As pessoas estão apavoradas por algo que verdadeiramente não condiz com a realidade que a mídia, a mídia tem jogado no ar. O pavor que a mídia tem usado para levar as populações, as nações, apavoradas com respeito a esse vírus, coronavírus. Por trás de toda essa campanha do coronavírus existe um interesse econômico. E onde há interesse econômico, aí tem”.

Em seguida, começa a fala do médico. Contrariando dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, Schmidt afirma que o vírus “está muito longe de ser letal” e que “não faz mal a ninguém”. “A gente morre de tantas coisas, mas de coronavírus a gente não morre. Não morre porque Deus não quis”, disse.

“Fica aí o recado do doutor, que é um cientista e que tem fundamentos científicos para falar o que ele falou com certeza”, diz Edir Macedo no vídeo, após o depoimento do médico.

170 mil casos e quase 7 mil mortes

Enquanto o vídeo de Edir Macedo circulava pelo WhatsApp no Brasil, a OMS divulgou no domingo que 170.377 casos de Covid-19 foram confirmados no mundo, resultando em 6.650 mortes. A Antártica ainda é o único continente onde não há casos confirmados.

Atualmente, o cenário mais preocupante é o da Itália, que possui um terço do número de infectados quando comparado com a China e mais da metade do número de mortes.

No Brasil, são 221 casos confirmados até esta segunda-feira (16), embora o número real já seja bem maior em razão da lentidão do Ministério da Saúde para computar novos casos.

Recomendações

COMENTÁRIOS