Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 17/Fev/2020 às 10:41 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Bolsonarista é preso ao tentar invadir terras indígenas

Publicado em 17 Fev, 2020 às 10h41

Lunático bolsonarista é preso ao tentar impedir trabalho do Ibama e invadir terras indígenas. Ele alegou que cumpria ordem de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente

edward luz antropólogo bolsonarista

Edward Luz, militante bolsonarista, foi preso neste domingo (16) ao tentar impedir a fiscalização do Ibama dentro da Terra Indígena Ituna Itatá, na região de Altamira (PA).

O militante apareceu quando os agentes do Ibama estavam removendo o gado de dentro da reserva indígena. Gravando a abordagem com seu próprio celular, Edward disse que estava no local “para fazer cumprir a ordem ministerial, do senhor ministro Ricardo Salles”

“Me encontrei com ele [Salles] na última terça-feira, dia 11 de fevereiro, na 4ª. Câmara [Meio Ambiente] do Ministério Público Federal, onde ficou acordado que nenhum patrimônio de população em situação de fragilidade será destruído”, afirmou o militante.

O comandante da operação, Roberto Cabral, adverte Edward de que ele está dentro de terra indígena e ordena que se retire, sob a pena de ser preso em flagrante. Diante da recusa, o militante bolsonarista é algemado.

Horas depois, após ser solto, Luz distribuiu um áudio encorajando os invasores da terra indígena a resistir às autoridades: “Quem está com a casa ameaçada, permaneça”.

O procurador Daniel Azeredo, da 4ª Câmara, afirmou que Edward Luz estava mentindo: “A operação do Ibama se desenrola dentro da lei, e ele não pode interferir ou atrapalhar”, afirmou.

Reserva indígena mais desmatada

Localizada na área de influencia da usina de Belo Monte, Ituna Itatá é a terra indígena mais desmatada em janeiro, segundo monitoramento satelital da ONG Imazon, sediada em Belém.

Há cerca de um mês, o Ibama mantém presença permanente na área, que foi invadida por grileiros e posseiros, com apoio de políticos, principalmente o senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

Edward Luz é conhecido como o “antropólogo dos ruralistas” e foi expulso da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) em 2013, “dada a sua postura não compatível com a ética profissional”.

Seu pai, que também se chama Edward Luz, é o presidente da organização evangélica norte-americana MNTB (Missão Novas Tribos do Brasil), expulsa, no começo dos anos 1990, da região habitada pelos índios zoés, no Pará, que haviam sido contatados ilegalmente por eles.

Recentemente, a Funai nomeou o teólogo e missionário da MNTB Ricardo Lopes Dias para a área que cuida de índios isolados. A TI Ituna Itatá é destinada a indígenas nessa situação.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a reunião a que se refere Edward Luz havia sido pedida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA) ao Ministério Público Federal. “Eu sequer conhecia esse homem [Luz], só o vi aquela vez”, disse Salles.

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS