Redação Pragmatismo
Drogas 30/Jan/2020 às 15:18 COMENTÁRIOS
Drogas

PM faz ação contra plantação de maconha de ONG autorizada a plantar desde 2017

Publicado em 30 Jan, 2020 às 15h18

Gafe: Polícia Militar faz megaoperação para destruir plantações de maconha de ONG autorizada a plantar desde 2017. Operação mobilizou até um helicóptero. “Todo mundo sabe, no Brasil inteiro, da existência da associação, menos os vizinhos e o coronel da PM”, ironizou o diretor da Abrace

ação pm pb maconha abrace
Em setembro, uma equipe da PM paraibana foi até a Abrace conhecer o trabalho da entidade, numa ação educativa

A Polícia Militar da Paraíba cometeu uma gafe ao realizar uma grande operação para destruir plantações de maconha no bairro dos Ipês, em João Pessoa (PB).

Os policiais foram mobilizados após uma denúncia anônima. Até um helicóptero foi utilizado na operação. Porém, ao chegar no local, os PMs se depararam com plantas totalmente legalizadas.

O cultivo pertence à Abrace, Associação Brasileira Cannabis Esperança, única entidade autorizada pela Justiça a plantar maconha para uso medicinal no Brasil. A ONG atua desde 2017 e os seus medicamentos (canabidiol) atendem cerca de 2 mil pacientes em todo o País.

De acordo com a PM, a operação aconteceu após uma denúncia anônima que indicava plantação ilegal e possível tráfico de drogas. “Todo mundo sabe, no Brasil inteiro, da existência da associação, menos os vizinhos e o coronel da PM”, ironizou Cassiano Teixeira, diretor-presidente da ONG.

Segundo Cassiano, um dos funcionários da associação chegou a ser algemado pelos policiais, mas não foi levado preso justamente porque o diretor chegou a tempo de mostrar a medida judicial que autoriza o plantio.

“A verdade é que foi bom, até porque a Polícia Militar hoje tem conhecimento de que existe esse laboratório na nossa área”, destacou um sargento da PM que participou da operação.

Em setembro, uma equipe da força tática da Polícia Militar da Paraíba foi até a Abrace para conhecer o trabalho da entidade, numa ação educativa (imagem acima).

Canabidiol

O canabidiol é um composto químico encontrado na planta Cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha, que, de acordo com estudos científicos, pode ser utilizado no tratamento de doenças e sintomas: epilepsia, dores crônicas de origem oncológica ou neuropática, espasticidade causada pela esclerose múltipla, náuseas e vômitos causados pela quimioterapia, inapetência, entre outros.

O canabidiol tem um amplo leque de ações, que provoca alguns efeitos benéficos, como:

♦ Causa um relaxamento muscular, contribuindo assim para alívio da espasticidade;

♦ Possui efeitos ansiolíticos e euforizantes, o que ajuda em casos de ansiedade e depressão;

♦ Provoca analgesia, inclusive para dor neuropática e oncológica de difícil tratamento;

♦ Diminui a percepção da dor, levando a um aumento da tolerância à dor;

♦ Possui ação anti convulsivante;

♦ Estimula o apetite;

♦ Diminui a pressão intraocular, o que pode ser útil em alguns casos de glaucoma;

♦ Tem ação antiemética, atuando contra náuseas e vômitos;

♦ Reduz a saliva em pacientes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS