Redação Pragmatismo
Racismo não 31/Jan/2020 às 13:29 COMENTÁRIOS
Racismo não

#ItaúRacista vira assunto mais comentado após gerente humilhar mulher negra

Publicado em 31 Jan, 2020 às 13h29

"Fui humilhada e retirada da agência pela Polícia. Meu dinheiro está preso e eu quase fui presa por nada. Só porque sou preta e humilde?". Racismo em agência do Itaú vira assunto nacional e internautas cobram até Luciano Huck: "O garoto propaganda do banco já se pronunciou sobre o episódio?"

Lorena Vieira Rennan da Penha
Lorena Vieira

“Fui retirada do banco @itau pela polícia civil. Humilhada e esculachada por minha conta receber um bom dinheiro. E segundo eles, é fraude e mais várias coisas. Meu dinheiro está PRESO e eu quase fui PRESA por NADA! Não é porque eu sou preta e humilde que sou criminosa! Me fizeram esperar até o banco fechar, dizendo que estavam resolvendo meu problema, e chamaram a POLÍCIA!”

O desabafo acima é de Lorena Vieira, mulher negra e de origem humilde. Ela é empresária e esposa do DJ Rennan da Penha, artista de sucesso no Rio de Janeiro.

Lorena conta que funcionários do Banco Itaú acharam que as movimentações financeiras em sua conta eram suspeitas. O caso aconteceu nesta quinta-feira (30) na Rua da Soja 82, na Penha, Zona Norte do Rio. Lorena tinha ido à agência para desbloquear um cartão e sacar R$ 1.500.

“Eu fui ao banco tirar um dinheiro e desbloquear um cartão, porque perdi cartão e o outro não chegou na minha casa. Eu tive que ir lá buscar. Chegando lá, deu que estava bloqueado. Aí os funcionários começaram a falar ‘ah, o banco pode achar que é fraude, que você é laranja’ e me deixaram lá esperando”, relata Lorena.

A empresária relata que acabou sendo levada para a delegacia sem receber qualquer tipo de esclarecimento. “Eu fiquei sem entender. Eles começaram a cochichar, os funcionários do banco começaram a me olhar. Eu não estava entendendo. A funcionária falou para a gente esperar um pouco e saiu. Ela não voltou mais, quem voltou foi a Polícia Civil. Três policiais falando para eu ir para a delegacia”.

“Uma funcionária falou: ‘Só falta mais 15 minutinhos para o seu problema ser resolvido’. E aí chegaram os policiais. Eu fiquei revoltada na hora. Fiquei muito chateada, as pessoas ali devem achar que eu fui presa ou eu não sei. É uma vergonha, ridículo. Eu me senti ofendida. Segundo eles, eu sou fraude, laranja. Segundo eles, aquele dinheiro não era meu”, desabafou.

“Eu até rasguei minha identidade, porque o policial falou que era quase impossível saber se era eu, porque o meu cabelo estava liso, falou que era pra eu jogar minha identidade fora e fazer outra com o meu cabelo natural. Aí eu rasguei. Se é uma pessoa branca que tem o cabelo alisado e depois deixa encaracolar, ninguém faria isso”, acrescentou Lorena.

Repercussão

Nas redes sociais, o episódio racista envolvendo Lorena virou um dos assuntos mais comentados do Brasil, com a tag #ItaúRacista no topo dos trending topics do Twitter. O próprio Rennan da Penha e o youtuber Felipe Neto fizeram pressão no banco nas redes.

Entre os comentários, sobrou até para o apresentador Luciano Huck. “O garoto propaganda do @itau, @LucianoHuck, já se pronunciou condenando o ato de racismo sofrido pela Lorena ontem? Vai rolar stories indignado ou vai rever o contratinho pra ver se dá pra apagar uns posts?”, questionou uma internauta.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS