Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 20/Dez/2019 às 19:45 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Ibope divulga pesquisa realizada antes do escândalo Flávio Bolsonaro

Publicado em 20 Dez, 2019 às 19h45

Nova pesquisa Ibope mostra governo Bolsonaro com a pior avaliação desde o início do mandato. Números foram coletados antes de eclodir o escândalo que abala a família Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro

A forma como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) governa é reprovada por 53% da população, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (20). Já os que aprovam a maneira como o militar vem conduzindo o país são 41%, enquanto 6% não sabe ou não respondeu. Esse é o pior resultado obtido por Bolsonaro entre os quatro levantamentos realizados pelo instituto neste ano.

A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), foi feita entre os dias 5 e 8 de dezembro, antes de as investigações contra o filho mais velho de Bolsonaro, o senador Flávio (sem partido-RJ) voltarem ao noticiário.

Além de analisar como os brasileiros avaliam a gestão, o Ibope mediu também a satisfação da população com o governo. Nesse aspecto, 29% dos entrevistados considera ótimo ou bom, 31% regular, 38% ruim ou péssimo e 3% não soube ou não respondeu à pergunta.

Já no que diz respeito à confiança no presidente, mais da metade da população disse não confiar em Jair Bolsonaro – 56% contra 41%, que disseram acreditar no militar. Na comparação com a pesquisa de setembro, os três indicadores de popularidade mensurados no levantamento oscilaram para baixo, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Em relação à avaliação das pessoas sobre áreas de atuação do governo, a segurança pública é o setor melhor avaliado, com 50% de aprovação e 47% de reprovação. As outras oito áreas analisadas, no entanto, trazem resultados negativos para o Planalto, já que o número de pessoas que desaprovam a maneira como são geridas é maior do que o de pessoas que aprovam.

AVALIAÇÃO

Ótimo/bom: 29%;
Regular: 31%;
Ruim/péssimo: 38%;
Não sabe/não respondeu: 3%

FORMA DE GOVERNAR

Aprova: 41%;
Desaprova: 53%;
Não sabe não respondeu: 6%.

A pesquisa perguntou aos entrevistados como é o governo Bolsonaro em comparação com o de Michel Temer:

Melhor: 40%;
Igual: 36%;
Pior: 20%
Não sabe/não respondeu: 3%

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS