Redação Pragmatismo
Racismo não 12/Dez/2019 às 16:55 COMENTÁRIOS
Racismo não

Bolsonaro suspende nomeação de racista para a Fundação Palmares

Publicado em 12 Dez, 2019 às 16h55

Governo Bolsonaro suspende nomeação de presidente da Fundação Palmares. Por declarações que menosprezam temas como escravidão e racismo no Brasil, Sérgio Camargo foi criticado até pelo próprio irmão

Sérgio Camargo fundação palmares
Sérgio Camargo, Jair Bolsonaro e Roberto Alvim (reprodução)

Em versão extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo suspendeu a nomeação do jornalista Sérgio Camargo à presidência da Fundação Cultural Palmares, órgão de promoção da cultura afro-brasileira. Por declarações que relativizaram temas como a escravidão e o racismo no país, Camargo foi amplamente contestado no cargo.

A nomeação de Sérgio Camargo, publicada em 27 de novembro, foi suspensa pela Justiça no início de dezembro. Ainda assim, horas antes do recuo em sua indicação, o presidente Jair Bolsonaro classificou a escolha pelo jornalista como “excelente”. “Não tem essa história de branco e negro. Somos iguais e ponto final”, disse Bolsonaro.

Ao fundamentar a decisão de afastar Camargo da presidência, o juiz Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará, argumentou que a detida análise das publicações juntadas pelo autor da ação civil, Helio de Sousa Costa, “aponta para a existência de excessos” em declarações do chefe da Fundação Palmares. “Não serão aqui repetidos alguns dos termos expostos nas declarações em frontal ataque às minorias cuja defesa, diga-se, é razão de existir da instituição que por ele é presidida”, registra o juiz.

O magistrado registra, porém, a “título ilustrativo”, declarações de Sérgio Camargo. “Se refere a Angela Davis como ‘comunista e mocreia assustadora’, em que diz nada ter a ver com ‘a África, seus costumes e religião’, que sugere medalha a ‘branco que meter um preto militante na cadeia por crime de racismo’, que diz que ‘é preciso que Mariele morra. Só assim ela deixará de encher o saco’, ou que entende que ‘Se você é africano e acha que o Brasil é racista, a porta da rua é serventia da casa’”.

Sérgio Nascimento de Camargo

Sérgio Nascimento de Camargo nega a existência de racismo no Brasil. Negro, militante de direita, ele é usuário frequente de redes sociais, onde critica manifestações culturais ligadas à população negra e ataca diversas personalidades negras, a quem sugere que sejam “mandadas para a África”.

Em 15 de setembro, o jornalista publicou que no Brasil existe um tipo de racismo “nutella”, ao contrário dos Estados Unidos, onde o racismo seria “real”. “A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda”, disse.

Em 27 de agosto, escreveu que a escravidão foi “terrível, mas benéfica para os descendentes” porque negros viveriam em condições melhores no Brasil do que na África. Também já disse sentir “vergonha e asco da negrada militante”.

Camargo defendeu a extinção do feriado do Dia da Consciência Negra por decreto, porque, para ele, a data causa “incalculáveis perdas à economia do país” ao homenagear quem ele chamou de um “um falso herói dos negros”, Zumbi dos Palmares — que dá nome à fundação que ele agora preside.

Ele também afirmou que o feriado foi feito sob medida para o “preto babaca” que é um “idiota útil a serviço da pauta ideológica progressista”.

Em um dos posts, ele disse ser favorável a que “alguns pretos sejam levados à força para a África”, e cita Lázaro Ramos e Taís Araújo (classificada de “rainha do vitimismo”) como exemplo. “Sugiro o Congo como destino. E que fiquem por lá!”, disse.

O sambista Martinho da Vila é outro que, na visão de Camargo, deveria “ser mandado para o Congo”, por ser um “vagabundo”. Além disso, o jornalista considera que a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros, “não era negra” e era um “exemplo do que os negros não devem ser”.

Com o mesmo desprezo se refere a Angela Davis, uma das principais líderes do feminismo negro, a quem chamou de “baranga” e “mocreia”.

Camargo ainda dispara contra a cantora Preta Gil e a atriz Camila Pitanga: “ladras racistas”. Segundo ele, elas se dizerem negras “para faturar politicamente e fazer discurso vitimista”.

Nomes importantes da música brasileira, como Gilberto Gil, Leci Brandão, Mano Brown e Emicida, e políticos, como os deputados federais Talíria Petrone e David Miranda (ambos do PSOL-RJ), foram todos chamados de “parasitas da raça negra no Brasil”.

Numa declaração machista e carregada de preconceitos, Camargo afirma que uma mulher negra que seja “feminista, lulista e afromimizenta não pode reclamar da ‘solidão da mulher negra’”, porque “ninguém é louco de encarar”.

Sérgio Nascimento de Camargo também já fez piada com o Ato Institucional 5 (AI-5), medida tomada durante a ditadura militar. Em 1º de novembro, após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) causar polêmica por levantar a possibilidade de um “novo AI-5”, publicou uma foto do presidente Jair Bolsonaro com os seus quatro filhos, acompanhada da legenda “Aí, cinco”.

Em agosto, sugeriu que membros do PT sejam usados como cobaias em testes, no lugar de animais.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS