Redação Pragmatismo
Notícias 23/Nov/2019 às 09:40 COMENTÁRIOS
Notícias

Todos os órgãos do apresentador Gugu Liberato serão doados

Publicado em 23 Nov, 2019 às 09h40

Os órgãos de Gugu Liberato serão todos doados e cerca de 50 pessoas podem ser beneficiadas. De acordo com comunicado da família, esse era o desejo do apresentador

Gugu Liberato Domingo Legal
Gugu Liberato durante apresentação do ‘Domingo Legal’, no SBT, na década de 1990

O apresentador Gugu Liberato morreu em decorrência de morte cerebral após sofrer um acidente em sua casa, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. A morte foi confirmada nesta sexta-feira (22).

Gugu sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. O apresentador estaria trocando o filtro do aparelho quando caiu e foi socorrido pela equipe de resgate. Ele deu entrada no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), acompanhado pela equipe médica local.

Logo que o comunicador deu entrada no hospital, foi constatado um sangramento intracraniano e, durante o período de observação seguinte, não foi identificada nenhuma atividade cerebral.

A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família que comprovou a irreversibilidade do quadro clínico diante da mãe do apresentador, Maria do Céu, de seus irmãos, Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mulher de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo. Gugu deixa três filhos: Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sophia e Marina, de 15.

Doação de órgãos

A família de Gugu anunciou que todos os órgãos do apresentador serão doados, e informou que isso era um desejo dele. Segundo os médicos do Orlando Health Medical Center, a decisão de doar todos os órgãos do apresentador pode beneficiar até 50 pacientes.

Isso porque, além dos órgãos, é possível utilizar córnea, pele, ossos etc. Os Estados Unidos têm um sistema bem mais avançado de doação de órgãos e já conseguem utilizar muitas partes do corpo que, no Brasil, ainda não são usadas para transplante.

Trajetória

A carreira de apresentador teve início em 1981 convidado por Silvio Santos para comandar o programa Sessão Premiada paulista. Um ano depois assumia nas noites de sábado o programa de auditório Viva a Noite. Durante muito tempo também foi dele a missão de editar o boletim Semana do Presidente, que era veiculado nos intervalos entre os quadros do Programa Silvio Santos.

Gugu ficou popular por ter embarcado no sucesso do grupo Menudo, famoso pela música “Não Se Reprima”, que foi exaustivamente promovido pelo programa Viva a Noite em 1984. É de Gugu também a façanha de lançar grupos do mesmo estilo, como Dominó e Polegar. Isso também o fez virar empresário. Sua produtora, a GGP, é responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

Gugu chegou a assinar um contrato com a Rede Globo. Porém, Silvio Santos pediu pessoalmente para Roberto Marinho para voltar atrás. O salário do apresentador aumentou em dez vezes e teve mais espaço dentro da grade de programação do SBT.

O grande sucesso da carreira veio no final dos anos de 1990 com o programa Domingo Legal, que entrou na briga com Domingão do Faustão, ironicamente o programa que faria na Globo. Muitas vezes a atração apelou para casos bizarros e mulheres seminuas no palco, o que levou a Justiça a tomar medidas regulatórias. O programa chegou a dar mais de 40 pontos de audiência.

Cinema

Além de apresentador. Gugu também atuou no cinema, ao lado das então apresentadoras infantis Xuxa Meneghel e Angélica, do grupo Os Trapalhões. Na música, Gugu lançou vários LPs e CDs. O disco Gugu Para Crianças, que tem o hit Pintinho Amarelinho, vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil, sendo premiado com disco de ouro.

Gugu Liberato estava trabalhando na TV Record desde 2014. Atualmente, comandava o reality “Canta comigo”. A atração já está gravada e a sua final programada para ser exibia no dia 4 de dezembro.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS