Redação Pragmatismo
Política 17/Out/2019 às 10:59 COMENTÁRIOS
Política

Vaza áudio de Bolsonaro conspirando contra líder do PSL; caso tem reviravolta

Publicado em 17 Out, 2019 às 10h59

Revistas divulgam áudio do presidente Jair Bolsonaro conspirando para colocar o filho Eduardo na liderança do PSL na Câmara dos Deputados. Presidente telefonou para parlamentares oferecendo vantagens. Veja a lista dos deputados que apoiam Eduardo e os que defendem Waldir

áudio bolsonaro psl líder

As revistas Época e Crusoé divulgaram áudios em que o presidente Jair Bolsonaro fala com um interlocutor sobre a lista de assinaturas para tirar o deputado Delegado Waldir (GO) do cargo de líder do PSL na Câmara.

Pelas regras internas da Câmara dos Deputados, a escolha do líder partidário é oficializada por documento enviado ao presidente da Casa, atualmente Rodrigo Maia (DEM-RJ). O requerimento deve ser assinado pela maioria absoluta dos integrantes da sigla, que hoje tem 53 deputados.

“Olha só, nós estamos com 26, falta só uma assinatura pra gente tirar o líder, tá certo, e botar o outro. E gente acerta, e entrando o outro agora, em dezembro tem eleições para o futuro líder a partir do ano que vem”, afirma o presidente.

“A maneira como tá, que poder tem na mão atualmente o presidente, o líder aí? É o poder de indicar pessoas, de arranjas cargo no partido, é promessa pra fundo eleitoral pro caso das eleições… é isso que os caras têm. Mas você sabe que o humor desses caras muda, de uma hora pra outra, muda”, continua Bolsonaro.

“Numa boa porque é uma medida legal (inaudível). Eu nunca fui favorável à lista, vou deixar bem claro. Sou a favor da eleição direta, mas, no momento, você não tenho outra alternativa, só tem a lista”, afirma o presidente na conversa.

“Aqui tem 25. Já falei com Pedro (inaudível), vou ligar pra outras pessoas. Até quem sabe a gente passe aí do… tenha um número com folga até. Mas se você fechar agora, já tem o suficiente”, acrescenta Jair Bolsonaro.

Reviravolta e bagunça

Na noite desta quarta, o líder do governo na Câmara, deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO), anunciou que 27 dos 53 deputados do PSL assinaram um requerimento para tornar novo líder da bancada o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Logo em seguida, porém, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) apresentou uma lista com 31 assinaturas para retomar a liderança. Somadas, as duas listas continham 58 assinaturas, cinco a mais que o número de deputados do partido.

Pouco tempo depois, a ala bolsonarista composta por Carla Zambelli, Major Vitor Hugo e Bia Kicis, voltou a apresentar um novo documento, com 27 assinaturas, para manter Eduardo Bolsonaro na liderança. Segundo estes parlamentares, esta última é a que vale.

OUÇA O ÁUDIO:

Nos telefonemas que tem feito a deputados do PSL para pedir apoio para destituir o líder do partido na Câmara, Jair Bolsonaro tem oferecido vantagens.

“O presidente da República quer a minha destituição da liderança do PSL. Há um áudio muito claro onde o presidente fala das vantagens de ser líder e fala que quer o deputado Eduardo aqui na liderança. E diz que quer ter o controle de cargos, de fundo partidário, e coloca outros itens”, disse Delegado Waldir.

“É claro que é uma situação preocupante, porque o presidente no começo do ano, quando eu assumi a liderança e em outros momentos, ele disse que não iria interferir no parlamento, ou na escolha do líder do PSL”, se queixou Waldir.

Segundo o Delegado, o próprio Eduardo Bolsonaro apoiou a sua nomeação para o cargo que agora ele está tentando ocupar. “Eu cheguei na liderança com o apoio do filho do presidente e nesse momento ele age pessoalmente ao chamar vários parlamentares no palácio e ligar pessoalmente para vários deputados”, disse.

Os nomes

Leia abaixo a íntegra da lista mais recente dos 27 deputados a favor de Eduardo e dos 26 que são favoráveis a Waldir.

Deputados que assinaram apoio para DELEGADO WALDIR seguir sendo líder:
1-Profª Dayanne Pimentel (BA)
2-Heitor Freire (CE)
3-Julian Lemos (PB)
4-Daniel Freitas (SC)
5-Delegado Pablo (AM)
6-Delegado Marcelo Freitas (MG)
7-Sgtº Gurgel (RJ)
8-Júnior Bozella (SP)
9-Nicoleti (RR)
10-Soraya Manato (ES)
11-Charles Evangelista (MG)
12-Abou Ani (SP)
13-Fábio Schiochet (SC)
14-Felipe Francischini (PR)
15-Cel Tadeu (SP)
16-Delegado Antônio Furtado (RJ)
17-Joice Hasselmann (SP)
18-Delegado Waldir (GO)
19-Enéas Reis (MG)
20-Delegado Felício Laterça (RJ)
21-Léo Motta (MG)
22-Lorival Gomes (RJ)
23-Luciano Bivar (PE)
24-Marcelo Brum (RS)
25-Nelson Barbudo (MT)
26-Nereu Crispim (RS)

Deputados que assinaram para EDUARDO BOLSONARO ser líder:
1-Prof. Josiel (RJ)
2-Loester Trutis (MS)
3-Luiz Lima (RJ)
4-Cel. Chrisóstomo (RO)
5-Felipe Barros (PR)
6-Eduardo Bolsonaro (SP)
7-Chris Tonietto (RJ)
8-Caroline de Toni (SC)
9-Carlos Jordy (RJ)
10-Sanderson (RS)
11-Dr. Luiz Owando (MS)
12-Gen. Girão (RN)
13-Gen. Peterneli (SP)
14-Daniel Silveira (RJ)
15-Major Vitor Hugo (GO)
16-Bia Kicis (DF)
17-Carla Zambelli (SP)
18-Cabo Junio Amaral (MG)
19-Hélio Lopes (RJ)
20-Alê Silva (MG)
21-Aline Slejtes (PR)
22-Príncipe Luiz Philippe (SP)
23-Cel. Armando (SC)
24-Guiga Peixoto (SP)
25-Márcio Labre (RJ)
26-Bibo Nunes (RS)
27-Ricardo Pericar (RJ)

Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS