Redação Pragmatismo
Literatura 06/Set/2019 às 14:39 COMENTÁRIOS
Literatura

HQ que Crivella mandou recolher bate recorde de vendas

Publicado em 06 Set, 2019 às 14h39

HQ da Marvel que Marcelo Crivella mandou recolher se esgota na Bienal do Livro. Episódio é mais um exemplo de tentativa de censura que provocou efeito reverso

livro vingadores marvel censura bienal

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, determinou a censura do livro “Vingadores, a cruzada das crianças” — um HQ da Marvel. Mas o tiro saiu pela culatra, já que a proibição estimulou as vendas.

Todos os exemplares do livro que estavam à venda em diferentes estandes da Bienal do Livro do Rio se esgotaram em pouco mais de meia hora na manhã desta sexta-feira (6).

“Livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo”, disse o prefeito em vídeo nas redes sociais na tarde de quinta-feira (5), quando anunciou que censuraria o HQ.

Em resposta ao prefeito, a direção da Bienal afirmou na noite de quinta-feira que não iria retirar os livros e que daria voz “a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser”.

Após a informação de que o livro havia batido recorde de vendas na bienal, fiscais da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio foram à Bienal do Livro na tarde desta sexta-feira (6) para identificar e lacrar livros considerados “impróprios”.

Ao longo desta semana, houve uma campanha nas redes sociais de grupos extremistas contra a HQ, pois há uma cena em que dois personagens masculinos se beijam.

Em nota, a Bienal afirma que o evento é “plural e todos são bem-vindos e estão representados […] inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+”.

Em novo posicionamento, a prefeitura do Rio de Janeiro nega ter havido “qualquer ato de trans ou homofobia ou qualquer tipo de censura à abordagem feita livremente pelo autor” e alega apenas que está “cumprindo o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS