Redação Pragmatismo
Lula 28/Ago/2019 às 09:32 COMENTÁRIOS
Lula

O pedido de desculpas da procuradora que ironizou a morte de Marisa Letícia

Publicado em 28 Ago, 2019 às 09h32

Após repercussão das mensagens reveladas pelo The Intercept, procuradora da Lava Jato que ironizou a morte de Marisa Letícia pede desculpas. Ex-presidente Lula se pronunciou

procuradora Jerusa Viecili
Jerusa Viecili

Em parceria com o The Intercept, o portal UOL divulgou nesta terça-feira (27) novos vazamentos que mostram procuradores da força-tarefa da Lava Jato ironizando as mortes de Marisa Letícia (ex-esposa de Lula), Arthur (neto) e Vavá (irmão).

Após a repercussão do caso, uma das integrantes do Ministério Público Federal que tripudiaram da morte da ex-primeira-dama se pronunciou e pediu desculpas. Trata-se de Jerusa Viecili.

“Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula”, escreveu a procuradora em sua conta oficial do Twitter.

Apesar de ter pedido desculpas, a procuradora voltou ao Twitter uma hora e meia depois e disse que “uma mensagem não autentica todo o conjunto” e que “a existência de mensagens verdadeiras não afasta o fato de que as mensagens são fruto de crime”.

“Os procuradores da Lava Jato nunca negaram que há mensagens verdadeiras, exatamente porque foram efetivamente hackeados. Contudo, não é possível saber exatamente o quanto está correto, porque é impossível recordar de detalhes de 1 milhão de mensagens em 5 anos intensos”, complementou Jerusa.

Deboche

Nas recentes conversas divulgadas, a visão apresentada pelos procuradores da Lava Jato era bem distante da humanizada.

No dia 24 de janeiro de 2017, quando foi noticiada a internação de dona Marisa Letícia, o procurador Januário Paludo escreveu no chat “Filhos do Januário 1”: “Estão eliminando as testemunhas…”

No dia 2 de fevereiro, quando saiu nos jornais que o cérebro da ex-primeira dama parou de receber sangue, a procuradora Laura Tessler disse no mesmo grupo: “quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização”.

No dia seguinte, quando confirmado o falecimento de Marisa Letícia, a procuradora Jerusa Viecili comentou: “Querem que eu fique pro enterro?”. A frase foi acompanhada com o símbolo de um emoticon sorrindo com os dentes à mostra.

No dia 4 de fevereiro, Telles disse sobre a nota de Mônica Bergamo descrevendo a agonia dos últimos dias de dona Marisa Letícia: “Ridículo… uma carne mais salgada já seria suficiente para subir a pressão… ou a descoberta de um dos milhares de humilhantes pulos de cerca do Lula…”.

“Peço a Deus que ilumine essa gente”

O perfil oficial de Lula no Instagram divulgou uma carta do ex-presidente sobre as novas mensagens. “Peço a Deus que ilumine essa gente”, disse o ex-metalúrgico a respeito dos diálogos da Lava Jato sobre a morte de seus familiares. Confira a íntegra:

Foi com extrema indignação, com repulsa mesmo, que tomei conhecimento dos diálogos em que procuradores da Lava Jato referem-se de forma debochada e até desumana às perdas de entes queridos que sofri nos anos recentes: minha esposa Marisa, meu irmão Vavá e meu netinho Arthur.

Confesso que foi um dos mais tristes momentos que passei nessa prisão em que me colocaram injustamente. Foi como se tivesse vivido outra vez aqueles momentos de dor, só que misturados a um sentimento de vergonha pelo comportamento baixo a que algumas pessoas podem chegar.

Há muito tempo venho dizendo que fui condenado por causa do governo que fiz e não por ter cometido um crime sequer. Tenho claro que Moro, Deltan e os procuradores agiram com objetivo político, pois me condenaram sem culpa e sem prova, sabendo que eu era inocente.

Mas não imaginava que o ódio que nutriam contra mim, contra o meu partido e meus companheiros, chegasse a esse ponto: tratar seres humanos com tanto desprezo, como se não tivessem direito, no mínimo, ao respeito na hora da morte. Será que eles se consideram tão superiores que podem se colocar acima da humanidade, como se colocam acima da lei?

Peço a Deus que ilumine essa gente, que poupe suas almas de tanto ódio, rancor e soberba. Quanto aos crimes que cometeram contra minha família e contra o povo brasileiro, tenho fé que, deles, um dia a Justiça cuidará.

Luiz Inácio Lula da Silva

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS