Redação Pragmatismo
Política Externa 27/Ago/2019 às 15:41 COMENTÁRIOS
Política Externa

Apresentadora da Globo elogia primeira dama da França, ironizada por Bolsonaro

Publicado em 27 Ago, 2019 às 15h41

Escritor Paulo Coelho, um dos mais lidos do mundo, também se manifesta e pede desculpas ao povo francês. Macron lamenta declarações e Bolsonaro se irrita e encerra entrevista ao ser questionado por repórter

bolsonaro Brigitte Macron
Brigitte Macron (Imagem: Nicolas Liponne/NurPhoto via Getty Images)

A desavença pública entre o presidente Jair Bolsonaro e o francês Emmanuel Macron ficou ainda mais acirrada quando o brasileiro endossou o comentário de um internauta no Facebook que tirava sarro da primeira-dama francesa, Brigitte Macron, em um episódio que ganhou destaque em vários jornais da Europa, os quais chamaram Bolsonaro de sexista.

No último sábado (24), um internauta postou a foto de Bolsonaro com a primeira-dama Michelle, de 37 anos. Na imagem, foi feita uma montagem com Macron e Brigitte, que tem 66 anos de idade.

A postagem diz: “entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?”. O próprio presidente reagiu comentando “Não humilha, cara Kkkkkk”, ao internauta.

Bolsonaro e o presidente francês vêm trocando farpas desde a semana passada, quando Macron criticou as queimadas na Amazônia e sugeriu levar o tema ao G7 para buscar soluções no fórum internacional.

Até um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, publicou um vídeo no Twitter que dizia que Macron era “idiota”. Em julho, Bolsonaro cancelou uma reunião em Brasília com o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, e foi cortar os cabelos. O gesto foi considerado desrespeitoso.

No Brasil

A apresentadora Fátima Bernardes, da TV Globo, publicou em seu Instagram uma foto do livro da biografia da primeira-dama da França, Brigitte Macron.

“Que ela é inteligente, elegante, corajosa e vinte e cinco anos mais velha que o marido, o presidente da França Emmanuel Macron, eu já sabia. Mas nesse livro a autora se propõe a mostrar a mulher por trás das aparências. Acabei de começar a ler. Acho que vou gostar”, escreveu Fátimana na legenda da foto.

Nas redes sociais, internautas enxergaram a publicação de Fátima como uma alfinetada ao presidente Jair Bolsonaro, que atacou a aparência de Brigitte no último final de semana.

O escritor brasileiro Paulo Coelho, um dos mais lidos do mundo, pediu desculpas após os insultos e as declarações polêmicas a respeito da França dadas por Bolsonaro.

“Este é um vídeo um pouco triste para pedir perdão aos meus amigos franceses pela crise, eu diria que a histeria de Bolsonaro a respeito da França, do presidente da França, da esposa do presidente da França”, afirmou em francês Paulo Coelho em um vídeo publicado no Twitter.

“Enquanto a Amazônia está queimando, eles não têm nenhum argumento e apenas insultam, negam, dizem qualquer coisa para evitar assumir (sua) responsabilidade”, acrescentou o escritor em referência às autoridades brasileiras.

“Esse é um momento de escuridão no Brasil, vai passar como a noite passa (…) e peço desculpas”, finalizou o autor de “O Alquimista”.

Macron

As declarações ofensivas do presidente brasileiro a respeito da primeira-dama francesa levaram Macron a desejar abertamente, diante das câmeras, que o “povo brasileiro tenha muito rapidamente um presidente que se comporte à altura do cargo”.

“Acho que os brasileiros, que são um grande povo, estão um pouco envergonhados de ver esses comportamentos”, disse Macron.

Na saída do Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira (27), Bolsonaro irritou-se com um repórter após ser questionado sobre se pretendia se retratar no comentário sobre a primeira-dama francesa.

Bolsonaro afirmou que os jornalistas “não merecem a consideração” e entrou no carro em direção ao Palácio do Planalto.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS