Redação Pragmatismo
Cultura 09/Jul/2019 às 20:07 COMENTÁRIOS
Cultura

Filho de João Gilberto fica indignado com referência que Bolsonaro fez a seu pai

Publicado em 09 Jul, 2019 às 20h07

Filho de João Gilberto fica indignado com a referência que Jair Bolsonaro fez a seu pai. O The Guardian, um importante jornal inglês, publicou reportagem sobre o criador da Bossa Nova em que aborda a reação do presidente brasileiro

joão gilberto jair bolsonaro
João Gilberto (Foto: Reprodução do Diário de Pernambuco)

Daniel Trevisan, DCM

João Marcelo Gilberto, um dos três filhos de João Gilberto, ficou indignado com a referência que Jair Bolsonaro fez a seu pai. Disse Bolsonaro, ao ser perguntado sore a morte do cantor, o pai da Bossa Nova. “[Era] Uma pessoa conhecida. Nossos sentimentos à família, talquei?”, disse.

O Guardian, um importante jornal inglês, fez uma reportagem sobre João Gilberto, em que aborda essa reação do presidente da república.

“A brusca descrição do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro de Gilberto como uma “pessoa famosa” pareceu deixar de lado o legado de um gênio brasileiro cujo trabalho foi celebrado em todo o mundo”, registrou o jornal.

Ontem, João Marcelo compartilhou a reportagem do Guardian e escreveu: “Ah, olha: o bozo prova mais uma vez que não tem cultura, não tem classe.”

Hoje, ele postou uma foto de si próprio com a camiseta “No Bozos”, em que se destaca a figura do palhaço com um sinal de proibido. Escreveu: “Já chega” (imagem abaixo).

João Marcelo mora dos Estados Unidos, e a indignação dele com a repercussão da morte do pai não se restringe apenas à reação de Bolsonaro.

O filho de João Gilberto, que é produtor musical, fez um desabafo em relação à exploração midiática do funeral do pai. “Há muito teatro na frente dos outros, mas só uma pessoa está no carro funerário, acompanhando o meu pai até o fim, e ela acabou de me ligar. Obrigado, Maria. O meu pai pediu-me para prometer apenas uma coisa quando ele passasse; que eu iria cuidar da Maria.Ele sabia que podia contar comigo, e sabia que ela estaria ao seu lado até ao fim. Conversa a sério, nada de teatro”, escreveu.

Maria é a viúva de João Gilberto, e esteve no centro de uma disputa em família, com uma ação movida pela filha mais famosa do cantor, Bebel Gilberto, para interditar o pai.

Bebel veio ao Brasil para o funeral e foi quem mais deu entrevista, e mais apareceu na televisão.

Bebel é filha de João Gilberto com Miúcha, a segunda esposa do cantor. João Marcelo é filho do casamento de João Gilberto com Astrud Gilberto, a primeira mulher de pai do cantor.

João Gilberto teve ainda uma terceira filha, Luísa, de um casamento mais recente, com a jornalista Cláudia Faissol. Com Maria, não teve filho.

A disputa em família é algo que pertence exclusivamente ao universo de seus parentes. Mas, num ponto não relacionado à disputa, parece que a razão está com João Marcelo.

João Gilberto talvez abominasse o espetáculo em que se transformou o seu velório, com a Globo mostrando cantores desafinados e até um corneteiro fora de tom.

Os apresentadores da GloboNews também se permitiram cantar. Num certo sentido, foi para ele um alívio não ter que ouvir “Chega de saudade” completamente fora de ritmo.

Disse o filho mais velho:

“Relatos do ‘Show’ (tudo o que o João não queria) e lembro-me de uma frase da minha infância: ‘… e os corredores loucos estão a lutar pela posição!’ O dinheiro faz com que as pessoas façam coisas feias, pessoal. Os narcisistas podem dar uma bela performance. Pelo menos ele sabia que eu o amava, e nunca quis extrair nada dele; só ajuda. Ainda bem que estou longe desse show de merda. Eu prefiro lembrar-me dele como ele era na vida, longe dos abutres. Tínhamos um laço muito próximo, muito único. Ele sabia que, pelo menos comigo, estava a salvo. Perguntaram-me muito nos últimos dias como é que o meu pai me influenciou musicalmente. Ele foi simplesmente o meu ponto de partida para tudo o que a música deveria ser. Adeus, pai… Eu sei que doeu, mas você tocou em muita gente.”

Desprezar espetáculo pós-mortem de um homem que gostava de viver recluso não significa que se tolere o desrespeito, como o de Jair Bolsonaro, que em relação a João Gilberto só soube (ou quis) dizer que era uma “pessoa conhecida, talkei?”

Um dos sucessos que João Gilberto gravou foi a música de Antônio Carlos Jobim em que se diz “Triste é viver na solidão”… Ele acrescenta: “Na dor cruel de uma paixão”.

Mas, se a alternativa à solidão fosse ter a companhia de ignorantes como os Bozos ou aproveitadores, com certeza João Gilberto cantaria que a solidão tem seu valor.

João Marcelo Gilberto
João Marcelo Gilberto

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS