Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 26/Jun/2019 às 17:49 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Angela Merkel chama Jair Bolsonaro às falas

Publicado em 26 Jun, 2019 às 17h49

Angela Merkel quer ter “conversa clara” com Jair Bolsonaro sobre o desmatamento desenfreado no Brasil. Presidente brasileiro tem sido alvo de críticas por suas ações na área, que incluem liberação recorde de agrotóxicos, diminuição da fiscalização ambiental e um discurso duro contra indígenas e áreas de preservação

Angela Merkel
Angela Merkel

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, afirmou que pretende ter uma conversa “clara” com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro sobre o desmatamento no Brasil durante a cúpula do G20, que acontece a partir de sexta-feira em Osaka, no Japão.

O presidente brasileiro tem sido alvo de críticas de ambientalistas por suas ações na área, que incluem a liberação recorde de agrotóxicos, a diminuição da rede de proteção e fiscalização ambiental e um discurso duro contra as áreas de preservação ambiental e indígenas, que na opinião dele atrapalham o desenvolvimento econômico do país.

Em maio, uma inédita frente de ex-ministros do Meio Ambiente divulgou um comunicado em que acusava o atual Governo de promover uma “política sistemática, constante e deliberada de destruição das políticas meio ambientais”.

A afirmação de Merkel foi feita a seus deputados nesta quarta-feira. “Vejo com preocupação as ações do presidente brasileiro [sobre o desmatamento], e se a oportunidade surgir no G20 pretendo ter uma conversa clara com ele, porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil”

Durante a sessão no Parlamento, Merkel foi questionada pela deputada Anja Hajduk sobre se o governo alemão deveria seguir investindo nas negociações de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul mesmo com as denúncias de ambientalistas e defensores dos direitos humanos em relação às práticas estimuladas pelo governo Bolsonaro.

SAIBA MAIS: Desmatamento na Amazônia cresce e 602 cientistas europeus se manifestam

Entidades e organizações internacionais apontam que a expansão das atividades agrícolas no Brasil, fortemente apoiada pelo governo do presidente Bolsonaro, ocorre às custas do desmatamento em massa e causa cada vez mais conflitos com as comunidades tradicionais.

VEJA TAMBÉM: O aumento dos agrotóxicos no governo de Jair Bolsonaro

As organizações exigem “medidas rigorosas” contra o desmatamento e “compromissos” em favor do acordo climático de Paris.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. chichano goncalvez Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    Até onde vamos parar? Qualquer prefeito não quer receber o Bolso merda, todo e qualquer chefe de estado esta dando lição de moral no Bolso Bosta, estamos sendo desmoralizados,porque temos uma quadrilha de milicia, e traficantes de drogas que estão no poder

  2. Badaró Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    Deixem de canalhice. Quem disse que algum chefe de Estado pode "chamar às falas" outro chefe de Estado de outro país? Só quem fazia isso era Fidel, que mandava e Lula obedecia.

  3. Carlos Augusto Normann Postado em 05/Jul/2019 às 16:20

    Merkel é pau-ferro!! Respeito muito suas posições, sempre coerente. Tem mais que botar a boca no sujeito esse!