Redação Pragmatismo
Educação 22/Mai/2019 às 11:46 COMENTÁRIOS
Educação

Questão da Olimpíada de Matemática que virou meme é destrinchada por professor

Publicado em 22 Mai, 2019 às 11h46

Professor resolve exercício da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que confundiu estudantes e viralizou

questão cláudia olimpíada de matemática

“Ana, Beatriz, Cláudia, Daniela e Érica foram visitar a vovó Margarida. Beatriz chegou antes de Ana e depois de Daniela. Já Cláudia, Daniela e Érica chegaram uma em seguida da outra, nessa ordem. Quem foi a primeira a chegar?”

A questão acima foi considerada a mais polêmica da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que começou nesta terça-feira (21).

Estudantes ficaram confusos e a questão acabou virando meme. Nas redes sociais, o professor Thiago Dutra resolveu a questão, embora o gabarito oficial da prova ainda não tenha sido divulgado.

“Uma ideia rápida para resolver esse problema é perceber o seguinte: o enunciado já deixa claro que Cláudia (1), Daniela (2) e Érica (3) chegaram nessa ordem. A única dúvida é saber se Ana e Beatriz chegaram depois de Érica ou antes de Cláudia. Mas repara que no texto ele diz também que Beatriz e Ana chegaram depois de Daniela. Portanto, Cláudia foi a primeira que chegou. Alternativa C”, diz o professor.

Apesar de muitos acharem a questão óbvia, alguns estudantes tiveram dificuldade com o enunciado e se confundiram com as idas e vindas das netas de Margarida.

Mais sobre Matemática:
O enigma de Einstein que dá um nó no cérebro
O problema matemático que fez o mundo quebrar a cabeça
O ‘problema simples’ que intriga matemáticos do mundo inteiro

De acordo com o texto, Cláudia, Daniela e Érica chegaram em sequência, enquanto Beatriz e Ana estavam lá após Daniela. Logo, Cláudia era realmente a resposta correta.

A internet não deixou passar e os memes se multiplicaram:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS