Redação Pragmatismo
Educação 15/Mai/2019 às 19:41 COMENTÁRIOS
Educação

As imagens mais marcantes das manifestações em defesa da educação

Publicado em 15 Mai, 2019 às 19h41

Estudantes e professores tomaram as ruas do Brasil nesta quarta-feira para protestar contra os cortes na educação anunciados pelo governo Bolsonaro. Presidente inflamou manifestantes ao chamá-los de "idiotas úteis". Confira as principais imagens

manifestações cortes na educação

Em uma quarta-feira emblemática, milhares de estudantes, professores e servidores tomaram as ruas do Brasil para protestar contra os cortes na educação anunciados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo o balanço dos organizadores, o Dia Nacional de Greve na Educação contra o corte de 30% do orçamento federal da área mobilizou mais de 1 milhão de pessoas em cidades de todos os estados e no distrito federal.

A iniciativa do governo Bolsonaro revoltou professores, pesquisadores, trabalhadores e estudantes de escolas públicas, universidades e institutos federais.

“As medidas do governo Bolsonaro são um ataque aos municípios, aos estados, à população. Sem investimento na educação não há desenvolvimento”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo.

O corte atinge as verbas discricionárias, utilizadas para pagamento de despesas de funcionamento, serviços terceirizados, restaurantes universitários, água, energia, internet, entre outras. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) teve de bloquear 4.798 bolsas de pesquisa.

Após muita pressão de pesquisadores e cientistas, 1.224 bolsas foram liberadas. Em visita a Dallas, nos Estados Unidos, Bolsonaro declarou que os manifestantes são “idiotas úteis” e “massa de manobra”.

“Ao chamar o educador de um ‘idiota útil’, o presidente mostra o quanto ele desrespeita a profissão que é responsável por formar os demais profissionais e não tem noção do papel desta categoria na formação dos brasileiros”, afirmou Araújo.

A pauta de reivindicações também inclui o fim do patrulhamento ideológico nas universidades, dos sucessivos cortes nas políticas educacionais e da ameaça de acabar com a vinculação constitucional que assegura recursos para a educação, defendida pelo ministro da Economia Paulo Guedes.

Confira imagens das manifestações em defesa da educação nesta quarta-feira:

SÃO PAULO

mídia ninja e Fábio Tito

RIO DE JANEIRO

(mídia ninja)

SALVADOR

BELO HORIZONTE

RECIFE

De perto:

(Imagem: Barbara Conceição)
(Foto: Clara Martins)
Imagem: Marianna Cartaxo
Imagem: Lucas Ferraz

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS