Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 04/May/2019 às 20:38 COMENTÁRIOS

A indireta do Burger King ao presidente Jair Bolsonaro

“Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso [...]”. Apoiadores de Jair Bolsonaro se irritam com indireta do Burger King e pedem boicote. Presidente também se manifesta, mas comete equívoco

burger king jair bolsonaro

“Procura-se elenco para comercial. O Burger King está recrutando pessoas para seu novo comercial. Para participar, basta se encaixar nos seguintes requisitos: ter participado de um comercial de banco que tenha sido vetado e censurado nas últimas semanas. Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso. No Burger King, todo mundo é bem-vindo. Sempre.”

O comunicado acima foi divulgado pela rede Burger King nesta sexta-feira (3). A ação é uma indireta ao veto de Jair Bolsonaro à propaganda do Banco do Brasil com atores negros, tirada do ar recentemente a pedido do presidente.

Sem citar o nome do banco, mas deixando claro do que se tratava, a ação da lanchonete tinha como objetivo escalar atores boicotados e considerados “fora dos padrões” pelo atual governo.

Em resposta, apoiadores de Jair Bolsonaro ficaram furiosos e criaram uma campanha digital para boicotar a empresa. A hashtag #BoicoteBurgerKing figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Pessoas escrevem frases como “Quem lacra não lucra”.

Nas redes sociais, o presidente também decidiu se manifestar. “Qualquer empresa privada tem liberdade para promover valores e ideologias que bem entendem. O público decide o que faz. O que não pode ser permitido é o uso do dinheiro dos trabalhadores para isso. Não é censura, é respeito com a população brasileira”, publicou Bolsonaro.

Bolsonaro erra

Ao contrário do que disse Jair Bolsonaro em resposta ao comunicado do Burger King, o Banco do Brasil não usa recursos públicos nem dos trabalhadores. Trata-se de uma visão equivocada ou de manipulação grosseira do presidente.

Para exercer suas funções, o BB se vale de recursos que capta nos mercados locais e internacionais, não recorrendo ao Tesouro para conceder crédito e exercer atividades correlatas.

Nos casos em que é agente do governo para programas especiais, como os dedicados a produtores de baixa renda, a atividade pode também ser exercida por outras instituições financeiras, inclusive as privadas.

Deve-se lembrar que o BB é uma sociedade de economia mista controlada pela União, que detém a maioria das ações com direito a voto. O banco tem acionistas privados, no Brasil e no exterior. O banco não pode, na forma da lei, receber ordens do presidente.

A suspensão do comercial do BB pode ser considerada, assim, abuso do controlador, sujeitando o infrator às sanções da Lei de Sociedades Anônimas.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. chichano goncalvez Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Quando vai ser que esse pseudo presidente vai fazer alguma coisa de util, até agora somente cagada.

  2. Luiz Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Vou cancelar a minha conta no Banco do Brasil e não vou comer mais no Burguer King.

    • Sandra Martins Postado em 06/Jul/2019 às 00:44

      Faz isso não cara. O BK e o BB podem até fechar as portas se vc fizer isso. Olha o tanto de gente desempregada por tua causa, pode até causar um desequilíbrio na taxa de desemprego e causar a falência de uma instituição centenária igual o Banco do Brasil. ..

  3. Reinaldo Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Pior Presidente do planeta ... Quando é que vai trabalhar, e se sabe trabalhar..afinal só bola fora essa mula da.. Acorda Brazil Vai passar em Nova York e bloqueia o Burger King por lá ...vai lá o ditador tupiniquim !!!

  4. Reinaldo Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    A última do ilustre despreparado ... Condecorar os filhos com o Mérito do Rio Branco kkkk Put. M... O que de relevante este caras fizeram pra receber o prêmio que só notáveis receberam ... Rio Branco vai sair do caixão e boicotar o prêmio e depois lacrar as ideias deste cidadão de "bem" Que sujeito pífio este !!! Agora quero ver boicotar o motorista laranja e todos 🇧🇷 que estão no governo por meio deste caminho ... Cadê o motorista vendedor de carros milionário em em em ???

  5. Reinaldo Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Isso vai comer no Mac Trump

  6. Washington Alves Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Parabéns a rede Burger King nunca visitei mais por sua postura está de parabéns por mais empresas assim que respeitam a diversidades que há em nosso país.

  7. ELCIO Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Não costumo comer fast food, mas pode ter certeza que o Burger King passou a ser minha preferência na área.

  8. Mario Muller Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Cuidado, vai que os não gays, brancos e eleitores do bolsonaro que a ainda são a maioria nesse país resolvam não comer mais essa porcaria devido a essa alfinetada. Talvez é o que deveria acontecer. Chega de só defender minoria. O país tem pessoas que merecem tanta atenção e não somente esses.

  9. JUNIOR E VIEIRA Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Segunda pela manhã retirarei minha conta empresarial e física do BB Também apoiarei ao boicote do Burger King quem lacra não lucra Brasil acima de tudo e Deus acima de todos Bolsonaro presidente 2022 para o desespero dos esquerdistas comunistas

    • Sandra Martins Postado em 06/Jul/2019 às 00:44

      Faz isso não cara. O BK e o BB podem até fechar as portas se vc fizer isso. Olha o tanto de gente desempregada por tua causa...

    • Marcos Silva Postado em 06/Jul/2019 às 00:44

      Ah! Ah! Ah! Ah! Vai sonhando... Como pode dizer "Brasil acima de tudo" se esse governo coloca o país de 4 pra um país estrangeiro?

  10. FocusmanBA Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Se lascaram... #boicoteburgerking bombando no Twitter...

    • Roberto Pedroso Postado em 06/Jul/2019 às 00:44

      Resultado dos mesmos meios utilizado na a eleição do capitão estulto,o uso de bots e de contas falsas foi de fundamental importância para influenciar o pleito eleitoral com a disseminação de mentiras e fake news,o uso de bots e de contas falsas nas redes que se posicionam a favor de Bolsonabo(desde o período pré eleitoral)ao que parece e ao que tudo indica são meios ainda usados para atacar seus desafetos e intimidar opositores políticos do atual presidente mas fica a pergunta,onde está a justiça?o que as instancias democráticas estão fazendo que não investigam o uso de bots nas redes para promover o apoio artificial ao atual presidente e ao seu desgoverno???vamos lá STF! ou investigação de ameaça e do uso de fake news só é motivo de investigação quando o alvo é o supremo???tivemos uma eleição sobre a qual paira grande suspeição, devido as denuncias de uma rede estruturada de disseminação de fake news que agiu favorecendo o candidato que saiu vencedor do pleito!A legitimidade do resultado portanto é contestável!!!!!Eu me lembro de sua declaração ministro Fux! urge portanto a necessidade da célere,inadiável e imprescindível investigação!

  11. João Ricardo Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Empresas ligadas ao governo realmente não podem se valer de ideologias idiotas em suas propagandas, tal como o BB, seja por uso indevido do dinheiro público, seja por captação própria (q não justifica TB). Burguer King, Mac Donalds ou os cambau, podem usar indevidamente seu dinheiro para pregar suas ideologias simias darwinianas.

  12. Barcelos Barcelos Postado em 06/Jul/2019 às 00:44

    Tenho saudade do tempo em que as pessoas discutiam por causa de futebol.

  13. enganado Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Segundo o `conselheiro mor do MILICIANO, o ``` ÇINEKURA mourão ```` deve pensar em expulsar aqui do SUPER-PUTEIRO esse tal de BBK, por um simples motivo, Provocação ao Desenvolvimento Cultural, Social, Tecnológico do ____braZiU$$$A___ , que caminha a passos largos para a NOVA DEMOCRADURA. Assim: 1_) homem : só aqueles que votaram no MILICIANO; podem; 2_) mulher : demonstra fraquejada, NÃO; 3_) negro : segundo o ``` ÇINEKURA mourão ```` já deviam serem todos fuzilados por só gostam de samba e cachaça; 4_) branco: só aqueles que tiverem a tonalidade branca igual ao ```netinho```do ``` ÇINEKURA mourão ````, qdo no aeroporto o ``` ÇINEKURA ```` comparou aquela brancura com fascinação ariana do dr. Josef Mengele; 5_) gay : não é gente , ou melhor na cova do que em pé; 6_) hétero : esses metidos a valentões, só se lavarem o ```` BILAU `````` com água e sabão , do contrário serão expulsos do ___braZiU$$$A___ = SUPER-PUTEIRO; 7_) trans : fora de questão, pois vão ser enviados para o hotel de 5 ESTRELAS, em Cuba, HOTEL GUANTÂNAMO 8 e 9_) jovem e idoso ; Se passarem no teste da farinha de trigo , e ainda o ````ALTO COMANDO do PUTEIRO ```````` irão tomar providências junto ao GUEDES o que farão com esta gentinha. Caso serem reprovados!!!!! Concluindo: esse tal de BBK são agentes da RÚSSIA infiltrados no comércio de fast food para espionar a jovem Nova Democracia, para preparar a invasão da RÚSSIA na América LATRINA. Ou melhor, matem todos do BBK. Imaginam se o BBK convidassem os ''''''ÍNDIOS'''''''' também para o comercial. Como estaria a estas horas o ''''''vi$$$e ÇINEKURA mourão'''''? Tinha enfartado!!!!! e perdido as bregas.

  14. Caiio Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    problema que bozo é tão burro que não sabemos se seus erros são por não conseguir aprender mesmo, ou erra de propósito para desviar atenção, ou tem alguém por trás manipulando essa bosta, digo bozo.

    • Carlos Augusto Normann Postado em 06/Jul/2019 às 00:44

      mais burro que o Bozo, só seus seguidores...