Redação Pragmatismo
Educação 03/Abr/2019 às 21:05 COMENTÁRIOS
Educação

Sérgio Moro vira meme após erros crassos de português

Publicado em 03 Abr, 2019 às 21h05

Apoiadores do ministro de Bolsonaro afirmaram que ele estaria sofrendo 'preconceito linguístico' por ter falado 'Conje' e pelos demais erros

Sergio Moro conje

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça, Sergio Moro, explicava sobre a interpretação que se deve fazer quando uma mulher reage à violência doméstica. Nesse instante, o ministro falou em “conje” quando se referia a “cônjuge”.

Foram suas palavras: “A possibilidade, por exemplo, de uma mulher, uma ‘conje’, seja morta pelo seu ‘conje’ …”.

Em seguida, Moro deu mais uma grave escorregadela. Disse “vim” no lugar de “vier”: “Se a mulher, reagindo eventualmente, cometer algum excesso e não ‘vim’ a ser condenada como uma homicida por conta…”.

Não satisfeito, Sergio Moro ainda repetiu o mesmo erro cometido por Iolene Lima, ex-secretária de Educação Básica do bolsonarismo: emprega “sobre” em vez de sob.

Nem sendo muito generosos poderíamos considerar que o primeiro caso — a pronúncia de “conje” no lugar de “cônjuge” — tratou-se apenas de um problema de dicção. Os equívocos nos outros dois episódios são ainda mais notórios.

As frases de Moro caíram como raio nas redes sociais e viralizaram. Apoiadores do ministro de Bolsonaro afirmaram que ele estaria sofrendo ‘preconceito linguístico’ por ter falado ‘Conje’.

Uma internauta reagiu: “Não cometo preconceito linguístico com seu Ronaldo, produtor rural, que não teve acesso à educação de qualidade. Mas com Sergio Moro, que é juiz, você vai me desculpando. Não vou aliviar, não”.

VÍDEO:

Fragilidade intelectual

É quase consenso entre juristas que Sergio Moro é limitado intelectualmente. O marketing da Lava Jato, com a colaboração de alguns adoradores de mitos da imprensa, construiu a imagem de um Moro culto e implacável.

No entanto, quando deixado a nu, sem o aparato truculento que se desenvolveu à sua volta sob o pretexto de combater a corrupção, o que se vê é o jurista na sua crueza: no vocabulário, nos dons do pensamento, na gramática.

Para o ex-senador Roberto Requião, a dificuldade de dicção de Moro para dizer corretamente “cônjuge” pode ser resolvida com um fonoaudiólogo. “Seus defeitos são outros!”, sapecou. “Os maiores defeitos de Moro são de ordem moral e de caráter”, completou.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS