Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 06/Abr/2019 às 13:05 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Natália Costa enviou áudio para a mãe minutos antes de morrer

Publicado em 06 Abr, 2019 às 13h05

Advogada rechaça tentativas de culpar a vítima e diz que Natália Costa não estava bêbada ou alterada. Universitária de 19 anos mandou mensagem de voz para mãe minutos antes de morrer no Lago Paranoá no último domingo. Principal suspeito é ex-namorado

Natália Ribeiro dos Santos Costa
Natália Ribeiro dos Santos Costa (reprodução)

Natália Ribeiro dos Santos Costa morreu no Lago Paranoá, em Brasília, no último dia 31 de março. O corpo da jovem de 19 anos foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros apenas na tarde de segunda-feira, 1º de abril.

A universitária participou de uma festa no Clube Almirante Alexandrino, que pertence à Marinha. A vítima foi ao local com amigos que disseram à polícia que só perceberam o sumiço da estudante quando decidiram ir embora, por volta das 18h.

Uma das amigas de Natália contou que a jovem se afastou do grupo acompanhada de um convidado. Os dois teriam ido para a beira do lago e, desde então, ela não foi mais vista.

A polícia agora já sabe que o rapaz que estava com Natália é Wendel Yuri de Souza Caldas, 19, seu ex-namorado. A jovem ficou desaparecida por cerca de 20 horas, entre a última vez que foi vista no churrasco e no lago, na companhia de Wendel Yuri.

A advogada da família de Natália e a mãe da jovem disseram que Wendel e Natália se conheciam e chegaram a namorar. De acordo com Edivânia Ribeiro, mãe da universitária, a filha comentou que o relacionamento entre os dois tinha acabado dias antes do churrasco no clube Almirante Alexandrino.

“Ela tinha me falado que estava namorando um rapaz novo, que morava na Asa Norte e fazia curso de polícia”, contou a mãe.

A polícia diz que os depoimentos de Wendel são contraditórios. Em um primeiro momento, o rapaz disse que não conhecia Natália. Agora, o advogado de Wendel afirma que seu cliente não se lembra de nada porque estava “bêbado demais”.

Imagens de uma câmera da Marinha mostram Natália e Wendel juntos, dentro e fora do lago. Segundo a polícia, as imagens mostram o casal caminhando em direção ao lago. Eles entram e ficam com a água até a cintura e de frente um para o outro. O vídeo passou por perícia e não foi divulgado pela investigação.

Para a família de Natália, há muitas brechas na história. “Ele deu dois depoimentos completamente divergentes. Estamos pedindo a quebra de sigilo telefônico e das redes sociais dela para rebater todas as acusações do suspeito. São alegações totalmente sem nexo e mentirosas. Não vêm batendo com nenhuma linha de investigação”, reforçou a advogada da família.

Uma jovem que estava com a vítima disse ter visto a universitária pela última vez ao lado de Wendel, já depois das 18h. Contou que os dois estavam “brincando de lutinha, de se morder, e foram correndo para o lago”.

“Depois, Wendel voltou sozinho. Todos perguntaram onde estava Natália, e ele, que estava muito bêbado, disse que não sabia. E ficou lá em cima, na saída do clube”, afirmou a testemunha.

O que aconteceu?

O corpo de Natália Costa foi enterrado na última quarta-feira (3). Muito abalada, a mãe da jovem cobrou justiça. “Minha menina. Está doendo. Mataram minha filha”, disse, aos prantos, durante o cortejo do corpo.

De acordo com Célio Ribeiro, 51, tio de Natália, a jovem estava com o rosto machucado. “Quando vi o corpo no IML [Instituto Médico Legal], já percebi as marcas. Como se tivesse levado um soco”, disse.

A Polícia Civil trata o caso com cautela e não afirma oficialmente se já é possível apontar algum crime. Os investigadores trabalham com duas hipóteses: feminicídio ou afogamento por embriaguez.

A hipótese de afogamento é rechaçada pela mãe. “Ela não ia se afogar sozinha. Já estava acostumada com clube e piscina. O corpo dela estava bastante machucado, mas estão dizendo que era porque ela estava no fundo do lago”. A advogada da família acrescenta: “Natália sabia nadar”.

“Criei minha filha para ver tudo ser destruído assim. Ela faria 20 anos no dia 24, e agora acabou”, lamenta a mãe de Natália.

Áudio

Momentos antes de morrer no Lago Paranoá, Natália enviou uma mensagem de áudio para mãe. O conteúdo foi divulgado pela Polícia nesta sexta-feira (5).

A família diz que Edivânia tentou ligar para a filha, mas não conseguiu falar com ela. A universitária, pouco depois, enviou um áudio de 8 segundos onde se mostra preocupada com a mãe.

“Mãe, que foi? A senhora está passando mal? Eu estou aqui no clube, mas saindo daqui, eu passo aí. A senhora está onde?”, diz Natália no áudio.

“A voz de Natália atesta que a jovem não estava bêbada ou alterada. A mensagem foi enviada por ela, para a mãe, pouco antes de ser vista pela última vez”, afirmou a advogada.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS