Redação Pragmatismo
Economia 09/Abr/2019 às 09:07 COMENTÁRIOS
Economia

A imagem perfeita do trabalho no século XXI viraliza nas redes sociais

Publicado em 09 Abr, 2019 às 09h07

A imagem que significa o retrato perfeito da exploração do homem pelo homem e das consequências nefastas da perda de direitos viraliza nas redes sociais

Uma imagem (ver acima) acompanhada de um pequeno texto viralizou nas redes sociais nesta semana. A foto representa o retrato perfeito da exploração do homem pelo homem e das consequências nefastas da perda de direitos. Confira o texto:

A “imagem perfeita do trabalho no século XXI”.

Um trabalhador sem vínculo empregatício e sem direito trabalhista fazendo entrega de comida de um restaurante que não é onde ele trabalha, para alguém que a pediu por um aplicativo milionário que também não é onde ele trabalha.

Usando uma bicicleta que não é sua e pela qual ele paga para usar a um banco bilionário que também não é onde ele trabalha.

Ele não trabalha em lugar nenhum, sem vínculo empregatício e direitos trabalhistas porém trabalha muito (e provavelmente recebe pouco).

Realmente, a imagem perfeita do trabalho no século XXI.

(autor desconhecido)

Repercussão

A imagem provocou manifestações diversas. “Sem cobertura previdenciária, pois não recebe salário e nem pagamento suficiente para comer e recolher ao INSS”, acrescentou Priscila.

“São Paulo tá toda assim, qualquer hora que passo pela paulista tem muita gente entregando para aplicativos, com bikes ou patinetes de aplicativos, recebendo por aplicativos”, revelou Júlia.

“Acrescentaria: Circulando por uma rua sem ciclovia e sem utilizar qualquer tipo de equipamento de proteção pessoal. Pobre povo brasileiro!”, observou Luciana.

Direitos

Em 2017, o Congresso Nacional aprovou a reforma trabalhista do governo Michel Temer. A proposta prometia criar empregos e melhorar a renda dos trabalhadores.

Quase dois anos depois de sua aprovação, o cenário é caótico. A situação deve se agravar caso seja aprovada a reforma da previdência de Jair Bolsonaro, que também promete salvar o Brasil.

Não faltaram avisos de que a reforma trabalhista traria prejuízos para os trabalhadores e para a economia, assim como não faltam agora. O desemprego não para de crescer e há cada vez menos empregos com carteira assinada.

SAIBA MAIS: Desemprego sobe para 13,1 milhões e população subutilizada bate recorde

“Todas as medidas foram tomadas no sentido de cortar gastos, investimentos e direitos. Ao juntar tudo isso, a economia não anda”, afirma o economista César Locatelli.

Um dos efeitos colaterais das mudanças na legislação trabalhista foi a redução na arrecadação previdenciária. De acordo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esse montante caiu em mais de R$ 30 bilhões desde sua aprovação.

“Por que a gente está criando um déficit enorme em geral? Porque a Previdência está recebendo menos e o governo também está arrecadando menos impostos. Esse clima de recessão não ajuda a cortar gastos, já que você está recebendo muito menos”, acrescentou o economista, que vê um cenário ainda pior com a possível aprovação da reforma da previdência de Paulo Guedes e Bolsonaro.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. chichano goncalvez Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

    Essa historia de que o povo não tem tempo para se informar é uma falacia,pois no celular que QUASE todos tem, estão toda e qualquer informação a respeito dos politicos e economistas em geral, exemplo: eu vim da campanha, e meus pais sempre gostaram de politica e me levavam nos comicios, até a cavalo nós vinhamos. Qualquer lugar nos cafundos tem alguem com internet, é só querer quando muito se paga um real por uma hora. Falta de tempo é desculpa esfarrapada para quem NÃO QUER SE INFORMAR

  2. Moacir Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    O texto é bom e fica melhor se não se ler os comentários!... Em tempo: sou a favor do direito de se comentar e ler, embora na maioria sejam uma perda de tempo!

  3. Roberto Pedroso Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Texto e imagem que forma utilizados na explicação didática da situação e estado do atual mundo do trabalho e da precarização da condição e vida do trabalhador assalariado.

  4. Edison Carleti Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Excelente reflexão feita por essa pessoa desconhecida. Que a mesma sirva de recado àqueles que votaram no Novo, no DEM, no PSDB e demais partidos lacaios do grande capital, que acreditam que só o "deus mercado" pode nos salvar, que acreditam no Estado mínimo, que acreditam num tal de "mito", o qual se aposentou com apenas 15 anos de serviço no Exército e que hoje quer nos enfiar goela abaixo uma nefasta reforma da previdência. Caso se enquadre num desses, em breve você que poderá ser o próximo a ser fotografado montado numa bike alugada entregando sandubas pela cidade. É só aguardar que alguém faça um pedido no Ifood...

  5. Apocalipsis 13 Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    O homem neste caso é tão importante quanto a bicicleta, o celular ou o produto que está entregando. E logo mais ele nem será necessário, pois um robô ou um drone fará seu serviço. Ahhhh, tudo isso deve ser culpa dos comunistas, maldito PT!

    • Flip Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

      Quanto custava um carro na época que Lula era metalúrgico no ABC? E quanto custa hoje quando 90% deles foram substituídos por Robôs?.... Carros melhores e mais baratos....Gerou desemprego? Talvez num primeiro momento mas depois abriu milhares de postos de trabalhos...com mais carros nas ruas os empregos gerados vão des de guardador de carros a mecânicos, garagistas, vendedores de auto peças, borracheiros, cobradores de pedágios, motoristas de aplicativos, vendedores de seguros,...etc, etc ,etc...se dependesse da esquerda e seus sindicatos, estaríamos andando de Fusca e sem essas vagas no mercado...

    • Marcos Silva Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

      Só não enxerga isso quem nunca trabalhou o mês inteiro pra ganhar um mísero salário-mínimo de menos de 85 dólares, como era antigamente.

  6. Flip Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Perfeito..se ele ficasse esperando pela CLT que fecha portas de trabalho por seu custo e sua burocracia NÃO ESTARIA TRABALHANDO....Não estaria GANHANDO NADA!!!! É a iniciativa privada gerando uma válvula de escape para esse estado gigantesco, caro e ineficiente, que gera desemprego em troca de populismo e paternalismo....trabalhe cidadão, estude também, cresça como profissional e não dependa do estado!!!

    • Edison Carleti Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

      Flip, eu ficaria bastante contente se agora eu pedisse um sanduba no Ifood e fosse você o entregador montado numa bike do Itaú. Ficaria mais contente ainda se falhassem os freios dessa bike quando você estivesse descendo a Rua da Consolação*. * Para quem não sabe, a Rua da Consolação é uma ladeira bem íngreme localizada em São Paulo, bastante movimentada e com corredores de ônibus.

  7. Thaisse Dias Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Liberalismo só funciona em país desenvolvido, aqui tem que ter leis protegendo o cidadão.

  8. Elias Felipe Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Mais antigo que andar para frente, digo para trás rs... 95% do povo passivo, quer só futebol, churrasco e cerveja, resto pode entubar que ele não está nem aí...

    • PsicoHélder Soúlima Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

      É de lamentar que fatos ocorram assim.Não tiro uma palavra do que disse.O povo nem ai para nada.Vira e mexe temos essas bizarrices,nunca deixamos de ser colonia,essa é a verdade.Quem são os colonos e os metropolitanos?Preocupação com o dia de amanhã,só se vier uma catástrofe natural para mostrar que o dia de amanhã é daqui a um minuto.O brasileiro merece tudo de ruim que tem.Não que desejo esse ruim como algo gerido por uma mágoa.mas por uma cultura e por essa passividade.

    • Marcos Silva Postado em 06/Jul/2019 às 00:39

      Sim, o povo não tem tempo pra pesquisar seriamente os assuntos que são de interesse da sociedade. O povo só tem tempo pra ler no jornal a página de futebol e saber das coisas através das fake news, e ver Big Brother, e ver o jogo na tv... Pobre povo...

  9. Josilda Dantas Palmeira Postado em 05/Jul/2019 às 16:36

    Excelente vcs sempre são coerentes com os acontecimentos! O Brasil tá indo de mal a pior...

  10. Dan Nilo Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Pragmatismo, a reflexão eh muito boa, mas de onde veio essa foto?