Redação Pragmatismo
Política Externa 28/Fev/2019 às 15:33 COMENTÁRIOS
Política Externa

Revista dos EUA chama Ernesto Araújo de "pior diplomata do mundo"

Publicado em 28 Fev, 2019 às 15h33

Revista dos EUA expõe os problemas lógicos das crenças de Ernesto Araújo e classifica o ministro como o "pior diplomata do mundo"

Ernesto Araújo pior diplomata do mundo
O ministro Ernesto Araújo (reprodução)

Opera Mundi

Indicado por Olavo de Carvalho para assumir a chancelaria brasileira, as práticas e pensamentos do ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, marcam uma ruptura no histórico da diplomacia brasileira, além de possuir contradições e serem conduzidas por teorias da conspiração.

É o que diz uma reportagem publicada nesta segunda-feira (26/02) pela revista norte-americana Jacobin, que expõe os problemas lógicos das crenças de Araújo, além de classificar o ministro como “o pior diplomata do mundo”.

De acordo com a revista, o chanceler brasileiro é “um ávido discípulo de Olavo de Carvalho, o pseudointelectual, guru da extrema direita do Brasil, que veiculou por décadas as conspirações que ajudaram na ascensão de Bolsonaro”.

Araújo é um defensor das ideias do escritor, como uma “definição elástica de comunismo” e um pânico do “marxismo cultural”, uma teoria da conspiração que sugere que líderes da esquerda possuem controle sobre “todos os aspectos do pensamento na sociedade moderna”.

A Jacobin, que tem linha editorial `à esquerda, ainda aponta para as palavras do ministro a respeito de Carvalho, elogiando o escritor por ter sido “a primeira pessoa do mundo […] a usar a palavra ‘comunismo’ para descrever a estratégia do PT”, enquanto o mundo todo pensava que isso “havia morrido com a União Soviética”.

Segundo o periódico, Araújo uniu o combate ao comunismo e a postura “antiglobalista” com o comprometimento incondicional com os Estados Unidos, em uma “onda transnacional reacionária” que mudou a forma como se fazia diplomacia no Brasil.

Por apostar em uma parceira exclusiva com os EUA e desconsiderar outros parceiros comerciais importantes para o Brasil, como Rússia e China, o chanceler brasileiro recebeu críticas da revista neoliberal The Economist e do jornal New York Times.

“O que ele irá fazer, por exemplo, se Trump não se reeleger em 2020? As relações que o Brasil rejeita hoje poderiam facilmente transformar o país em um pária amanhã”, afirma a reportagem da Jacobin.

Além disso, destaca o periódico, “Araújo pode ver uma luta civilizacional compartilhada que coloca o Brasil ao lado dos Estados Unidos, mas os presidentes americanos nunca trataram a maior nação da América Latina como um parceiro igual”.

A revista norte-americana ainda aponta para as inúmeras rupturas que a nomeação da Araújo para o Ministério de Relações Exteriores do Brasil causou. Para tanto, destaca a posição de destaque que o país assumiu perante o mundo durante os anos em que o Partido dos Trabalhadores (PT) esteve no poder (2003-2016).

“Começando sob a administração de Lula, Brasil assumiu um papel proativo nos assuntos globais, rompendo com a austeridade do neoliberalismo das décadas passadas”, afirma a reportagem.

Jacobin também aponta para o fortalecimento das relações Sul-Sul pelos governos progressistas da América Latina como o de Lula, no Brasil, e Néstor Kirchner, na Argentina.

“O governo Lula, com o aliado chave na Argentina de Néstor Kirchner, […] trabalhou para fortalecer o Mercosul”, ao invés de apenas aceitar as propostas de Washington para, por exemplo, a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Segundo a revista, avanços como o fortalecimento de relações políticas brasileiras no continente africano, na América Latina e, na área econômica, a criação dos Brics, estão agora longe do escopo de Araújo e sua política de alinhamento aos EUA.

“As tendências ideológicas pessoais de Araújo são bizarras. É evidente que sua tendência ideológica parece ter sido o que lhe deu o emprego. O maluco, em suma, foi promovido precisamente por ser um maluco”, diz a revista.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS