Redação Pragmatismo
Racismo não 26/Fev/2019 às 15:29 COMENTÁRIOS
Racismo não

Homem negro é humilhado por gerente da CAIXA e estrangulado por PM

Publicado em 26 Fev, 2019 às 15h29

O Brasil parece não ter aprendido nada com o caso do jovem negro assassinado diante das câmeras no Extra. É o que revela um novo episódio lamentável, agora na Caixa Econômica Federal. Tudo ocorreu diante dos olhos da filha da vítima

homem negro crispim caixa econômica

Pouco mais de dez dias depois da morte de um jovem negro no Supermercado Extra na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, um caso de agressão policial motivada por racismo aconteceu em uma agência da Caixa Econômica Federal de Salvador (BA).

O episódio aconteceu no último dia de 19 de fevereiro, mas só foi tornado público nesta terça-feira (26) após a divulgação das imagens acompanhadas do relato da vítima.

A denúncia foi feita por Crispim Terral, de 34 anos. Ele relata que a confusão começou após um dos gerentes do banco o deixar por quase cinco horas à espera de atendimento.

“Momento terrível e absurdo. Em pleno século XXI, fui tratado de forma ríspida e claramente fui vítima de preconceito racial”, lamentou Crispim.

Humilhado na agência e tendo o atendimento negado por dois gerentes, Crispim irritou-se e um dos funcionários da Caixa teria acionado a Polícia Militar.

A PM sugeriu que todos fossem para a delegacia para prestar esclarecimentos. No entanto, o gerente disse que só iria se Crispim fosse algemado e que não “faz acordo com esse tipo de gente aí (sic)”.

Toda a humilhação aconteceu diante de sua filha, que o acompanhava na agência.

VÍDEO:

Leia a íntegra do relato de Crispim:

Olá meus nobres irmãos e amigos. Para quem não me conhece, meu nome é Crispim Terral, tenho 34 anos, sou casado e pai de 5 filhos. Por ser um homem possuído pelo amor, mantenho o respeito, a humildade e a verdade com uma tranquilidade que incomoda a muitos.

Com muita tristeza eu venho por meio deste relato expressar a minha indignação e revolta contra o preconceito racial.

Ao me dirigir à Caixa Econômica Federal do relógio de São Pedro na terça-feira (19/2/2019) para buscar meu direito como cidadão e cliente, fui solicitar um suposto comprovante de pagamento de dois cheques pagos pela Caixa Econômica sendo que os dois cheques estão devolvidos por motivos 11, 12 (motivo 11: sem fundo, motivo 12: sem fundo pela segunda vez)

Sendo que os mesmos estão em minhas mãos. Fui também requerer a devolução de R$ 2056,00 (dois mil e cinquenta e seis reais) retirados de minha conta há dois meses e 21 dias indevidamente.

Pela oitava vez, desta vez na companhia de minha filha menor, fui surpreendido. Mais Uma Vez pelo Sr. Mauro, gerente responsável pela minha conta naquele momento que me atendeu de forma indiferente enquanto me deixou esperando na sua mesa por quatro horas e quarenta e sete minutos e foi atender outras pessoas em outra mesa.

Indignado com a situação, me dirigi a mesa do gerente general, o Sr. João Paulo, que da mesma forma e ainda mais ríspida me atendeu com mais indiferença. Quando Pensei que não poderia piorar fui surpreendido pelo senhor João Paulo com a seguinte fala: “se o senhor não se retirar da minha mesa vou chamar uma guarnição”; e assim o fez, chamou a guarnição.

Dois policiais me pediram no primeiro momento de forma educada para que pudéssemos nos dirigir juntamente com o gerente até a delegacia para prestar esclarecimentos; até aí tudo bem. O problema foi que ao descer ao térreo da agência o gerente, senhor João Paulo, falou que só iria à Delegacia se os policiais me algemassem, e que ele “não faz acordos com esse tipo de gente”.

Eu tenho um vídeo desse momento terrível e absurdo, está disponível para vocês verem em pleno século 21 fui tratado de forma ríspida e claramente fui vítima de preconceito racial.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Anderson Silva Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Processo na caixa, depois neste gerente de bosta, depois nos policiais que estavam no momento da ocorrência outro processo no estado e onde couber mais, Brasil país de merda infelizmente onde o pobre e negro não tem vez

  2. Leonardo Ibiapina Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Palavra mágica para qualquer banco é ouvidoria.Pegue os protocolos e registre reclamação formal na ouvidoria pode ser até por via escrita no formulário do site, aí vai ter gerente ligando no seu celular para mudar de reclamação para informação

  3. Nanami Shimazaki Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Já ganhou!!!

  4. Rodolfo Lima Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Foi como eu vi no Twitter: O cara tava identificado, tava acompanhado da filha, tava bem vestido (e mesmo que não tivesse!), não esboçou nenhuma reação, nem mesmo falou nada e era CLIENTE da agência. Bastou o 'sinhorzinho' falar, que os 'capangas' atenderam. F.da! O Mundo tá f.da!

  5. Lili Colares Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    MAIS UMA!! (Não no mesmo nível) Dois (25/02/2019 e 26/02/2019) dias, somando, 5 horas... tentando resolver... Perdendo paciência, tempo e dinheiro. EU TENHO UM PLANO!! E TODOS DEVERIAM FAZER O MESMO EM SUAS CIDADES!! https://uploads.disquscdn.com/images/0bf6e702fc2a446dd4c7b5f7a43de9dbae3e26e50136977bb13b335c4178eb5e.jpg

  6. Milena Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Aki vai a minha indignação por tal situação pelo qual avalizada pelo atual presidente da República que não me representa em nada,Crispim tem nosso apoio para responsabilizar esse tipo de conduta tanto do funcionário quanto do pm que achei de total falta de humanidade trata-lo assim infelizmente temos muitos desses monstros no meio de nós.Ja sentencio o gerente a exoneração do cargo assim como o pm por justa causa e racismo.

  7. Antonio Santos Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Kkkkkkkkkkkkkkk....policia militar da Bahia viro capanga de gerente despreparado.....kkkkkkkkkkkkkkk

  8. Antonio Santos Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    na moral esse gerente da Caixa que falo que iria pra delegacia se o Sr: fosse algemado esse policial Zinho trabalha pra esse gerente na folga só pode paga 100 por dia pra fazer segurança do pode...kkkk

  9. Jc Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Se esse pm fez isso na frente de todos imagina. O q esse pm não faz nas escuras na favelas com. Os negros e os necessitados e viciados. O q mais mim chatear q fosse um cidadão iria imediatamente preso mais como os pm. Não são filho de dessa terra são merecedores e Santos e inocentes apesar de tudo a versão dele sempre é a verdade e Logo a corregedoria logo se pronuncia vamos agora a abrir um inquérito. Absurdo esse Brasil se fosse na América imediatamente esse pm era preso e expulso... lamentavel viver nesse Brasil onde nosso governantes fazem leis para abastecer a violência de Polícia contra o povo brasileiros... fiquei assim pq já aconteceu isso.comigo e pior ele ainda mim roubou 980 e aí da fui preso e botaram uma ruma de fragante onde nunca eu tinha visto. E uma seção De espaçamento de 15 minutos e um mata leão não pode mim pronuncia pq tava em frangante devido a versão lá.nao somos nada só vale a versão dele se descontraída é fazer acusação verdadeira é desacato etc. ... sei como é isso pq também já fui vítima e nunca deu em nada e apanhei muito e o pm mim roubou tudo é ainda minha dignidade. Acho q no dia q esse pm fez isso comigo ele mik vê nas madrigada acho q ele mim mata e bota uma ruma de frangante em mim vivo na misericórdia de Deus psra mik dar livramento e fiquei muito constrangido perante a sociedade de cidadão perante a sociedade carrego esse trauma até hj... com o Bolsonaro dando autoridade para primeiro agora e depois perguntar só vai ficar pior agora....

  10. Helias josé Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    A maior parte, tipo 99%, dos bancários se sentem melhor, mais bonito e mais inteligente que o resto do mundo. Eu morro de rir. Alguns, tipo esse metido a almofadinha, levam a coisa mais a sério que os outros.

  11. Leonardo Soares de Oliveira Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Tipo de gente, calma aí faltou discernimento para resolver a situação conforme a lei manda. Os policias eram para ter endagado em pedir explicações ao gerente o que ele queria dizer ao falar "esse tipo de gente" e configurando racismos.em seguida os policias deveriam dar ondem de prisão para o gerente e ele sim deveria ser algemado e encaminhado a delegacia em fragrante por racismo e lá.explicado o delegado junto com.o cliente.

  12. Delmed De Sousa Monteiro Veras Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Nao se faz isso com Pai de família. Pegou o cara pelas costas.

  13. Aldemir Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    O Haití é aqui - https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44730/

  14. Daniel Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Que absurdo!!! Não acredito que ainda tem policiais, sem conhecimento jurídico pra tomar uma atitude dessas. Sendo que algemas só devem ser usadas, quando o infrator oferece perigo pra guarnição ou terceiros. O que não se ver nessa situação, sobe comando de um gerente abusivo asqueroso. Nota-se claramente não só abuso de autoridade por parte dos polícias, mais também quebra do princípio da isonomia e dos direitos fundamentais, por parte do gerente. Por outro lado, cabe boa indenização pra este homem, vítima de uma sociedade medíocre e arrogante. Quanto ao gerente e os polícias todo rigor da lei.

  15. Oscar R. Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Bando de bicha de farda

  16. Guilherme Takemura Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Que tristeza, é tão obscuro e tragico ver esse tipo de coisas acontecendo... Oro por sua vida, o ser humano já perdeu a sua autonomia, precisamos urgente nós levantarmos e ganharmos voz para todos do Brasil.. Os crimes cometidos por todos eles, devem ser mais do que refletidos... Que educação mais porca temos aqui nesse país do "Carnaval".. Se fosse eu no seu lugar, teria feito o mesmo!!! Deus lhe conforme !! Não podemos perder a confiança, precisamos lutar e vencer !!!

  17. Assis Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Na verdade isso não é despreparo, numa situação dessas o gerente vai ter que ser punido assim como a caixa também, estão la para atender o público, e o público e o patrão de todos que ali estavam contra ele, todos os envolvidos devem ser convocados a pagar indenizações, e se a justiça não der ganho de causa a ele a justiça também é vendida, ferro neles.

  18. Paulo Juliano Horlle Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Isto vai gerar uma bela indenização, e com toda razão!

  19. Natalia Silvestre Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Meu Deus! E as pessoas não fazem nada!? Não se manifestam, são complacentes com essas situação. Que País é esse!? Que seres humanos são esses!? A Cada dia me envergonha da minha própria espécie. Prefiro ser comparada com um animal, ao menos eles são irracionais. Assim como vocês também, não pensam, so agem! Com desrespeito, falta de sensibilidade, com desumanindade e desamor ao próximo. Triste! Triste pessoas agirem assim, com pessoas. E ainda querem se sentir no direito moral de apontar um representante público. #maisamor #paz #respeito #maisdeusemnossoscorações

  20. disqus_wD6hPWr5NF Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Eu como sempre , só opino quando analiso as 2 partes em questão pra ser imparcial e justo! Ouvir apenas uma das partes não rola!

  21. Paul Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Vcs q ficam discutindo por política são ridículos, os policias são ridículos, os gerentes mais q ridículos,(Tem q ser punidos). Talvez nem vai dar em nda, já q, a lei q "existe" é ridícula nesse país ridículo.

  22. Cristian Adriano Mauricio Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    O que me admira muito é a falta de preparo da policia Militar , só vou se ele for algemado , e o rapaz estava quieto , não apresentava nenhuma reação ou nervosismo, nenhum perigo , e a polícia simplesmente foi lá e atacou o rapaz e queria algema-lo , só porque um gerente bandido mandou, pra mim , o gerente deveria ser despedido, os policiais deveriam ser afastados , ou talvez até expulsos da corporação! Pelo menos eu não vi nada que justifique que o rapaz precisasse ser algemado , foram claramente mandados pelo gerente, e eles não cumprem a lei em momento nenhum!

  23. VanessaMachado Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Meu Deus, eu chorei com isso... A humanidade das pessoas ( se esses policiais e o gerente foram pessoas naquele momento) está sumindo. Senhor Crispim, lhe desejo todo o bem do mundo e não abaixe a cabeça diante desses resquícios de seres humanos. Porque as pessoas simplesmente não veem que somos todos iguais e por baixo da pele só temos carne e osso? É tão difícil assim? Tem de processar a caixa mesmo!!!! Isso vai muito além de constrangimento. Esse gerente tem de ser demitido.

  24. Marcelo Reiff Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Essa PM agora recebe ordens de gerente!? Polícia tão lixo qt esse gerente!

  25. comunista gatogago Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Marxismo mata.

  26. Luiz Bonfá Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Esse gerente deveria ser afastado dessa instituição e preso, pois, não tem e não há a mínima competência para se relacionar com pessoas e nem a mínima possibilidade de exercer seu cargo...Trabalho em uma instituição bancária privada, mas, trabalho nesta porque tenho a competência que esse "tipo de gente" e gerentinho mequetrefe de quinta categoria não tem!!!!!!!!! #INDIGNADO!

  27. Ney Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Bem quem deveria sair algemado de lá era o gerente do banco por racismo, nao o cidadão que foi atrás seus direitos, lamentável também ve aqueles policiais quase matando o rapaz, tem que punir os policiais também dá pra vê que o mesmo nem reagiu e eles foram logo enforcando uma falta de preparo dos policiais.

  28. thomas vieira Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    1 isso não tem nada a ver com política povo burro 2 isso e uma pessoa em um cargo que acha que pode fazer o que quiser , mais com certeza esse gerente vai ser punido ele vai se arrepender muito torço que ele seja preso por isso porque ele merece , e se o senhor que foi agredido entrar com o processo esses tipos de pessoas vão aprender uma lição. 3 mude seus pensamentos ou vc continuará na mesma vida ruim, para julgar existe muitos , PARA AJUDAR NAO EXISTE NINGUEM ,então seja a diferença seja mais experto ninguém e melhor que ninguém só Deus e acima de todos .

  29. GISLENE MARIA GONCALVES PERES Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Racismo não! fazer uma comoção para que o gerente deste banco seja exonerado de seu cargo! E aí caixa econômica o que farão a respeito,este ser humano racista, da matéria em questão tem que ser punido, EXONERADO de seu cargo, perder o emprego pra largar de racista, e ter respeito! Estes policiais também tem que responder pelo ato deles.

  30. Murillo Alencar Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Sao verdadeiros covardes e filhos da puta ! O que merevolta é que na Bahia o numero de negros é bem superior ao dos brancos ,porque nao fazem coimo fizeram na Africa do Sul antes do Mandela ,pergunte à um dêsse FDP se êles poderiam agir dessa maneira na Africa do Sul! Acho que violêncoa ,racismo tem que ser combatido à bala!!!!!!!!!!!!!!

  31. Maria Aparecida De Souza Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Eu não sei o que aconteceu lá dentro pq só mostrou a prisão dele se fosse eu e se eu estiver no meu direito meteria um processo na caixa e nós gerente.

  32. Cristina Valença Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Refiro-me ao vídeo e relato do Sr Crispim terral e sua filha. Minha irrestrita solidariedade ao irmão pela indignação com que foi tratado, pelos gerentes da caixa, em seguida pelos policiais. Parabéns pela coragem de divulgar. Lute pelos seus direitos senhor. Deus o fortaleça nessa luta contra o preconceito e a discriminação.

  33. Rodrigo Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    E muito lamentável ler uma matéria de racismo em plano século XXI, Sr. Crispim tenho maior admiração pela sua conduta tranquila nesse momento absurdo e ( nojento ) de racismo, torço por você e sua família, e tenha certeza que o processo na caixa econômica federal e de seu gerente isso se pode chamar esse tipo de pessoa de gerente, será muito pouco por tudo que o senhor passou diante sua filha, sendo enforcado e algemado na frente da sua filha sem motivo algum, onde o senhor procurou a agência para que resolvessem uma problema ocasionado por eles. Parabéns pela sua força, e que Deus te dê todas a vitórias que o senhor merece.

  34. Mario Rosa Neto Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Quase TODOS engolindo a Narrativa tendenciosa dessa publicação! Quem assistiu as imagens, viu claramente que o policial que ajudou a imobilizar o "Homem Negro", também é um "homem Negro", sendo assim existe um Jogo de palavras no título da reportagem que incita à raiva e ao racismo, pois poderia ser o título da reportagem o seguinte: "Policial Negro agride cliente em Banco" e ainda assim estaria narrando a estória - cuidado com a Narrativa esquerdista vitimista! Claro que os excessos tem que ser contidos, mas não está claro nas imagens o que o tal "Homem negro" disse ou fez para ter que ser imobilizado, mas já que era o Polícial militar, também um "homem negro", racismo não foi o motivo!

  35. alberto Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Cara quem não vê que isso é manipulado para malhar a polícia e o governo só não vê quem é cego e conivente com a esquerdalha labradora

  36. Rogério Galvão Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Aconteceu comigo no Banco do Brasil o fato da porta giratória... num resumo... cheguei dar um de hulk depois que a porta fechou na minha mão... deu policia, o negocio foi doido, mas, não deixei de exercer meus direitos constitucionais... agora cabe um processo no banco... pra resumir curte ai... www.fodasebrasil.com.br

  37. Barbara Rosa Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Quanto ao descaso dos atendentes da Caixa, já passei por isso a mais de ano, e conheço casos de pessoas que foram prejudicadas propositalmente, pois o gerente não foi com a cara. infelizmente se o funcionário não corre risco de demissão ele tende a ser preguiçoso ou imbecil mesmo. Quanto ao voto, tem zero relação com apoio a atos racistas. Quanto aos motivos do gerente, certamente tinha interesse ou culpa pelo dinheiro " desaparecido" e tentou jogar a culpa no rapaz. Quanto a punição, cadeia em todos envolvidos nesse ato desumano, racista e corrupto. Quando a possiveis respostas, se forem de baixo calão serão ignoradas sem exitar. Boa tarde a todos.

  38. Santos Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    O policial fala pro cara ir na boa pra delegacia. Se o cara tivesse agindo correto mesmo isso aparecia no vídeo, ele se recusou a ir pra delegacia onde poderia fazer queixa contra o gerente. Deve ter arrumado confusão e depois quis reagir. Não tem nada a ver com racismo. Só confusão mesmo. Se o gerente não faz o atendimento correto tem canais próprios pra isso. Coitada da polícia que tem coisa mais importante pra fazer que ficar tomando pedrada por conta disso.

  39. Nilza Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    RESISTINDO Á PRISÃO, NÃO! RESISTINDO À MORTE!!!!!! POUCA VERGONHA....

  40. Wellington Pereira Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Me da vontade de vomitar ao ver a ação destes marginais transvestidos de policiais militares , acharam que um gerente da Caixa Econômica Federal e alguma coisa na ordem do dia , sao funcionários públicos mal remunerados , quanto ao Sr. agredido e humilhado nada mais é quem paga o salário de todos os envolvidos PMS , gerentes etc. Numa hora dessas tenho vergonha de ter a pele um pouco mais clara e só me resta pedir desculpas ao Sr que foi agredido pelo fato de ser " branco" . Que seja feita justiça e que " policiais , gerentes " sejam punidos exemplarmente pois vocês são uma vergonha .

  41. Ciara68 Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    I N A C E I T Á V E L ! Demissão desses gerentes já! E suspensão dos policiais, pois gerente de banco não pode dar voz de prisão a ninguém. Idiotas esses policiais!

  42. disqus_PXizXfiUKD Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Mostra a qualidade dos polícias, despreparados e ridículos !

  43. disqus_PXizXfiUKD Postado em 06/Jul/2019 às 00:35

    Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal vou ficar feliz a hora que privatizarem essas B.... de bancos e demitirem todos os vagais que trabalham lá

  44. José Luis Orlandeli Postado em 06/Jul/2019 às 00:34

    É revoltante saber do ocorrido. Deve ser analisada toda a sucessao dos fatos. Se a coisa foi mesmo assim a justiça deve dispesar toda a atenção e promover punição pedagógica para que seja exemplo e acabar com a discriminação de uma vez por todas, tanto racial como social.

  45. Rockus Beat Postado em 06/Jul/2019 às 00:38

    brancos filhos da puta

  46. Matheus Baiense Postado em 05/Jul/2019 às 16:38

    Está na hora de reformar a polícia! Existem muitos corruptos entranhados igual câncer, só sairão a força!

  47. 4lex5andro Postado em 05/Jul/2019 às 16:37

    Privatize, e abra o mercado, Brasil.