Redação Pragmatismo
Política Externa 10/Jan/2019 às 10:16 COMENTÁRIOS
Política Externa

Presidente da Apex renuncia após denúncia de falta de preparo

Publicado em 10 Jan, 2019 às 10h16

Diplomatas e servidores da Apex estavam constrangidos com falta de preparo de Alecxandro Carreiro, nomeado por Bolsonaro há uma semana. Ele pediu demissão há poucas horas e é a primeira baixa do atual governo

alecxandro carreiro apex demissão
Alecxandro Carreiro, agora ex-presidente da Apex, segura faixa com imagens de Bolsonaro e Trump

Alecxandro Carreiro pediu demissão da presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ele foi nomeado por Jair Bolsonaro (PSL) há uma semana.

Carreiro ganhou notoriedade nas redes sociais por sua militância a favor de Donald Trump e Jair Bolsonaro, mas não tinha experiência para o cargo e sequer sabia falar inglês.

O agora ex-presidente da Apex não resistiu à pressão e preferiu renunciar. Na última terça-feira (8), Pragmatismo Político revelou que Carreiro estava sendo questionado por diplomatas e servidores.

Como não é fluente em inglês e não tem experiência em comércio exterior, o estatuto da Apex teria de ser alterado para ele permanecer no cargo.

Alecxandro Carreiro destacava em seu currículo estampado na página da Apex apenas uma passagem pelo Sebrae, onde era estagiário há menos de uma década.

No início da noite desta quarta-feira (9), Carreiro reuniu-se com o ministro das Relações Exterior, Ernesto Araújo, para quem se reporta na hierarquia do governo.

No Twitter, Ernesto comunicou que ele deixaria a presidência da Apex e anunciou a indicação do embaixador Mário Vilalva para o cargo.

“O Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento de suas funções como Presidente da Apex. Agradeço sua importante contribuição na transição e no início do governo. Levei ao presidente Bolsonaro o nome do embaixador Mario Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para presidente da Apex”, escreveu o chanceler.

Carreiro era próximo do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

APEX

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é uma empresa vinculada ao Itamaraty.

A missão da Apex é promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país.

A Apex trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS