Redação Pragmatismo
Saúde 10/Jan/2019 às 14:39 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem com morte cerebral acorda após médicos desligarem aparelhos

Publicado em 10 Jan, 2019 às 14h39

Homem com morte cerebral decretada acorda e se recupera após aparelhos de suporte da vida serem desligados. Caso aconteceu em Nebraska (EUA)

morte cerebral acorda scott marr
Scott e as filhas (Imagem: Facebook)

“Homem milagroso”. É assim que o americano T. Scott Marr está sendo chamado pela imprensa e amigos após se recuperar de um diagnóstico de morte cerebral.

De maneira inesperada, Scott acordou depois que os aparelhos que o mantinham vivo foram desligados. As informações são do The Independent.

Tudo começou no último dia 12 de dezembro de 2018, quando Scott foi encontrado desacordado em casa por um de seus filhos. Encaminhado ao Hospital Metodista, em Nebraska (EUA), os médicos constataram que ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

Scott passou cinco dias conectado a tubos de respiração na UTI, com o cérebro inchado e sem mostrar qualquer sinal de melhora. Diante do quadro, os médicos acreditaram que o AVC tivesse causado danos irreversíveis.

Em seguida, a morte cerebral de Scott foi decretada e os filhos concordaram em desligar os aparelhos. “Ele sempre falou para a gente que não gostaria de ser visto preso a uma cama de hospital”, conta Preston Marr, uma das filhas.

No entanto, Scott assustou a todos ao continuar respirando mesmo depois que os tubos foram desconectados. Apesar de ser uma resposta incomum, os médicos não acreditaram que isso pudesse alterar o prognóstico ou os planos dos filhos de organizar o funeral do pai.

No dia seguinte, diante dos preparativos para a cerimônia, a família foi chamada de volta ao hospital, pois Marr não apenas respirava como também se mostrava responsivo pela primeira vez desde o AVC.

“Essa coisa toda foi um milagre de Deus. Eu não morri. Eu não tive que morrer. Estou de volta aqui”, disse Marr à emissora KMTV. O homem que deveria estar morto, agora se recupera em casa após semanas de tratamento.

Novos exames e diagnóstico preciso

Intrigados com o episódio, os médicos realizaram novos exames e descobriram que o inchaço no cérebro do paciente foi provocado por uma condição rara chamada de síndrome da encefalopatia reversível posterior.

A síndrome de PRES é uma “alteração clínica-radiológica caracterizada como cefaleia, convulsão, alteração visual e do estado mental, comumente associada a diversas causas, tais como encefalopatia hipertensiva, insuficiência renal, uso de imunossupressores e doenças autoimunes” [fonte].

Apesar de já estar em casa, os médicos afirmam que o americano vai precisar de muitos cuidados. “Ele precisou recuperar as forças e agora vai precisar de supervisão 24 horas por dia porque seu cérebro passou por muita coisa. Ele tem que retreinar o próprio cérebro”.

Scott diz que o caso reacendeu a sua fé. “Eu não sou o cara mais religioso do mundo e não vou à igreja todos os domingos, mas o que aconteceu comigo não tem outra explicação, foi um milagre”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS