Redação Pragmatismo
Racismo não 10/Jan/2019 às 20:10 COMENTÁRIOS
Racismo não

Estudante que ameaçou matar negros é expulso do Mackenzie

Publicado em 10 Jan, 2019 às 20h10

Estudante de direito que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros é expulso do Mackenzie. Jovem também foi dispensado do estágio. Caso agora segue na Justiça Criminal

Pedro Bellintani Baleotti
Pedro Bellintani Baleotti

O estudante de direito Pedro Bellintani Baleotti foi expulso da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A expulsão do ocorreu no final de 2018, mas a decisão foi anunciada apenas nesta quinta-feira (10).

Vestindo uma camiseta do ídolo Jair Bolsonaro (PSL), o então universitário gravou vídeos racistas e ameaçadores que viralizaram nas redes sociais.

“Estou indo votar ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo”, diz Pedro Baleotti em um dos vídeos.

Baleotti filma dois negros em uma motocicleta e grita: “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer. Vai morrer. É capitão, caralho”.

Alunos do Mackenzie se revoltaram e realizaram grandes protestos na sede da faculdade para exigir um posicionamento da direção.

Depois disso, novos vídeos do jovem surgiram. Em um deles, sem camisa e com uma arma na mão, o universitário enaltece Bolsonaro. Segundo Baleotti, o “povo precisa” do presidente

O estudante também foi dispensado do estágio no escritório de advocacia DDSA, de São Paulo. Em nota, os sócios declararam que o escritório “repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal”.

Em nota, o reitor da universidade, Benedito Aguiar Neto, confirmou a saída do estudante e ressaltou: “a instituição não coaduna com atitudes preconceituosas, discriminatórias e que não respeitam os direitos humanos”.

O caso também está na 3ª Promotoria de Justiça Criminal, que solicitou instauração de inquérito policial.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS