Redação Pragmatismo
Tragédia 28/Jan/2019 às 23:00 COMENTÁRIOS
Tragédia

Bombeiros brasileiros relatam que equipamentos israelenses não são efetivos

Publicado em 28 Jan, 2019 às 23h00

Equipamentos trazidos por israelenses são inúteis para resgate em Brumadinho, relatam bombeiros brasileiros. Segundo comandante, nenhum material se aplica a esse tipo de desastre. Israel rebate críticas

Israelenses Brumadinho
Israelenses participam de resgate em Brumadinho

O tenente-coronel Eduardo Ângelo, que participa da operação de resgate em Brumadinho (MG), relatou que os equipamentos trazidos de Israel “não são efetivos para esse tipo de desastre”.

“O ministro de Israel se pronunciou a respeito das dificuldades que eles tiveram. O imagiador que eles têm pegam corpos quentes, e todos os corpos na região são frios. Então esse já é um equipamento ineficiente”, disse.

Indagado sobre que outros equipamentos israelenses podem ser usados nas buscas, o comandante afirmou: “Dos equipamentos que eles trouxeram, nenhum se aplica a esse tipo de desastre”.

O militar afirmou que o detector de imagens poderia ser eficaz para localização de sobreviventes, pois capta o calor humano. Porém, nenhum sobrevivente foi localizado pelas buscas das últimas 48 horas. “O que constitui a imagem é a temperatura. Quando a temperatura está homogênea, é como se não houvesse nada no solo”, revelou.

Israel rebate

Após as críticas do tenente-coronel Eduardo Angelo, o embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley, defendeu a efetividade da tecnologia empregada em Brumadinho.

“Começamos os trabalhos hoje cedo e até agora ajudamos a resgatar 15 corpos na lama. Não viemos disputar quem é mais forte. Queremos ajudar as famílias, o calor do corpo é o calor da terra. Então nesse caso não funciona. Mas trouxemos, por exemplo, um sonar que pode detectar o corpo, fazer imagem dos corpos na lama”, rebateu o diplomata.

Depois do mal-estar gerado, em entrevista à imprensa na noite desta segunda (28), o porta-voz dos Bombeiros, tenente Pedro Aihara, afirmou que os equipamentos ainda não foram utilizados, mas que serão benéficos.

“Os equipamentos oferecem, sim, recursos positivos ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros. Todavia é necessária alguma adaptação em relação às condições em que esses equipamentos estão acostumados a trabalhar”, disse.

65 mortos

Chegou a 65 o número de mortes confirmadas em decorrência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O rio de lama se transforma aos poucos num terreno mais seco, que facilita o acesso dos Bombeiros aos locais onde estão os corpos.

Os corpos estão sendo levados para uma espécie de quartel-general avançado, montado no pátio da capela Nossa Senhora das Dores, num bairro da área rural de Brumadinho.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS