Redação Pragmatismo
Eleições 2018 07/Out/2018 às 16:53 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Vídeo com urna "manipulada" pró-Haddad é falso, diz Justiça

Publicado em 07 Out, 2018 às 16h53

Vídeo divulgado por filho de Bolsonaro com urna supostamente manipulada em favor de Fernando Haddad é falso, diz Justiça Eleitoral

urna fernando haddad

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) afirmou que é falso o vídeo que circula na internet em que um eleitor aparentemente aperta a tecla “um” e a urna é preenchida automaticamente com o número 13, do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad.

O vídeo foi publicado nas redes sociais do candidato ao Senado pelo PSL Flávio Bolsonaro, filho do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Está acontecendo diante de nossos olhos. Aperta a tecla “1” para presidente e aprece o indicado do presidiário! Quem souber onde aconteceu isso, favor me enviar zona e seção”, reclamou Flávio Bolsonaro.

O filho de Bolsonaro apagou a postagem após a repercussão de que se tratava de fake news.

“Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna autocompletar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela”, afirmou o TRE-MG.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que já está ciente do caso e que o Ministério Público e a Polícia Federal foram acionados para verificar a urna.

Fazer imagens fora da cabine de votação não é proibido, mas filmar ou fotografar a urna durante o voto é proibido pela legislação eleitoral. A medida tem o objetivo de proteger o sigilo do voto e evitar que o eleitor tire foto para comprovar seu voto em determinado candidato.

O candidato a deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), também filho do militar, publicou neste domingo (7) em suas redes sociais mensagens pedindo que os eleitores filmem e façam transmissão em tempo real caso encontrem problemas com as urnas.

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

COMENTÁRIOS