Redação Pragmatismo
Eleições 2018 24/Oct/2018 às 14:17 COMENTÁRIOS

Por que Barbie e Ken viraram personagens na eleição de 2018?

Barbie e Ken se tornaram personagens nas eleições presidenciais do Brasil em 2018. Inspirados pelo eleitorado brasileiro, pessoas de outros países da América Latina também estão adotando os bonecos em publicações

Barbie e Ken personagens eleição de 2018 elite classe média ódio desigualdade
Montagem: Pragmatismo Político

Emilio Sánchez Hidalgo, ELPaís

Os bonecos Barbie e Ken estão sendo usados para ironizar parte do eleitorado que do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno das eleições presidenciais e lidera as intenções de voto para o segundo turno, que acontece no próximo domingo, 28 de outubro.

Se Bolsonaro teve votos em todas as classes sociais e alcançou 49 milhões de apoios em 7 de outubro, os dois bonecos loiros, nos memes, querem zombar dos apoiadores do candidato nas classes privilegiadas do Brasil – se nas pesquisas de opinião, Bolsonaro tem 50% das intenções de voto, entre os que ganham mais de dez salários mínimos a cifra alcanca 67%.

Os memes são simples: algumas ideais homofóbicas ou a rejeição a movimentos como o feminismo, em comunhão com o discurso de Bolsonaro, são ditas por Barbie e Ken. Barbie também garante que as acusações contra o ultradireitista são fake news (notícias falsas), que a ditadura é melhor do que a desordem e que com o candidato Fernando Haddad, do PT, o país vai se transformar em uma Venezuela.

Muitos brasileiros estão criando e compartilhando esses memes nas redes sociais, especialmente no Twitter, pelo menos desde o dia 9 de outubro. A conta Barbie e Ken Cidadãos de Bem cria capturas de tela desses memes e os compartilha com seus 283.000 seguidores no Facebook. E cada um desses posts é compartilhado milhares de vezes. Há também contas que fazem o mesmo criando alguns memes originais no Instagram (BarbieFascionista, com 100.000 seguidores) e no Twitter (BarbieDeBem, com 17.000). Existem outras contas com menos seguidores.

Antes de Barbie e Ken serem usados para zombar dos eleitores de classe alta de Bolsonaro, já eram personagens de memes no Brasil. Eram usados para representar essas mesmas pessoas e os preconceitos contra, principalmente, negros, homossexuais e contra o feminismo. A diferença é que não havia referências à campanha eleitoral e a Bolsonaro. Barbie e Ken Cidadãos de Bem divulga esses memes desde junho de 2017. Além disso, Barbie e Ken estão sempre ofendidos porque se sentem atacados por serem brancos e ricos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Vim fazer mais um esclarecimento, amores!! Andam falando por aí que sou feminista, que absurdo, sabe?! As pessoas se acham no direito de espalhar qualquer notícia, a maioria sem fundamento algum!! Primeiramente, acho que tá mais do que claro que sou heterossexual, logo, não posso ser feminista!!! Não sei se todo mundo sabe, mas como sou socióloga posso falar com propriedade – que TODAS as feministas são homossexualistas e que elas têm um plano (vinculado ao governo, inclusive), onde vão escravizar homens, roubar o esperma, inseminar (porque são lesbianas, como disse anteriormente…) e aí vão criar as crianças para serem homossexualistas também. PERCEBAM ESSA INTENÇÃO MACABRA E DOENTIA!!! E o segundo ponto é que sou uma mulher extremamente vaidosa, cheirosa, higiênica, LIMPA. Como podem associar a imagem dessas criaturas ao que eu represento???! É absurdo, sabe??! Não faz sentido algum!!! Sem contar que são agressivas, intolerantes, malvadas. (E abortistas! Depois vou fazer um post apenas sobre isso.) Tenho muito medo!! Sou mulher, sou livre, sou independente, empreendedora, guerreira, tenho direito a opinar, posso votar em quem eu quiser, posso ser o que eu quiser e ir onde eu quiser também. Não preciso desse mimimi de feminismo. Isso não existe, nunca existiu!! Acordem. Parem de inventar coisas, por favor. Passam o dia inteiro no celular, mas não são capazes de dar um google para conhecimentos gerais, como história, por exemplo!! SE INFORMEM!! REPITO: NÃO SOU FEMINISTA. NÃO PRECISO DE FEMINISMO. NUNCA PRECISEI! Fui clara? Beijo apenas para as sensatas!!! ?? #DigaNãoAEssaBaixariaDeFeminismo #FeminismoÉFanfic #SãoContraMachismoMasAFavorDoFeminismo #SendoQueSãoOpostos #IssoChamaSabemOQuê? #HIPOCRISIAAAA #BASTA #AFavorDaFamília #ValoresPreservados

Uma publicação compartilhada por Barbiezinha Fasci (@barbiefascionista) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Vamos falar de prioridades, por favor! Isso tem que ser debatido entre família, não na internet. O governo não pode cuidar dessas pequenas causas. #PTNAO

Uma publicação compartilhada por Barbiezinha Fasci (@barbiefascionista) em

O estereótipo representado por Barbie e Ken, o das classes brancas privilegiadas, não corresponde à totalidade dos eleitores de Bolsonaro. Entre seus 48 milhões de eleitores no primeiro turno, há muitos negros, mulheres e pessoas da classe baixa. No final de 2017, havia 14,83 milhões de pessoas em extrema pobreza no Brasil, um aumento de 11% em relação a 2016, segundo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bolsonaro obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno das eleições presidenciais, apesar de ter dito frases como estas antes da campanha eleitoral, durante a qual amenizou seu discurso: “Os gays são o produto do consumo de drogas“; “O erro da ditadura foi torturar e não matar“; “As mulheres devem ganhar menos porque engravidam.”

Os memes também são compartilhados por opositores de Bolsonaro no WhatsApp. Muitas das mensagens são acompanhadas por hashtags usadas pelos seguidores do candidato. A mais utilizada é #PTNão, mostrando a rejeição ao Partido dos Trabalhadores, que governou o país entre 2003 e 2016. Também há críticas contra Haddad.

Ao mesmo tempo, as piadas foram transferidas para outros países da América Latina, como o Chile. Em 15 de outubro foi aberta a conta Barbie y Ken, ciudadanos de bien, no Facebook. Em oito dias, conseguiu mais de 160.000 seguidores.

Veja abaixo outros memes de Barbie e Ken ironizando parte do eleitorado de Bolsonaro.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Oi, amores!! Domingo está chegando e nós precisamos ser conscientes!!! Não dá para vendar os olhos, sabe???! É um momento crucial para deixarmos nossa vaidade de lado, nosso egoísmo… Precisamos amar o próximo, pensar na economia que irá levantar essas pessoas. Com certeza a economia acabará com a fome, com os problemas sociais (que na verdade são mínimos)!!! E finalmente teremos um Brasil mais compacto, com mais silêncio, menos gentalha nas ruas, com mais estilo e de uma maneira mais uniforme!! Sem contar que a mamata vai acabar, essa mídia golpista irá se calar, todos ficarão mais felizes, sabe??! E, por mérito, só os que realmente merecem vão conseguir conquistar o mundo. Bandidos??? Exílio ou cadeia!!! Amo!!! Esquerdistas nuas e peludas por aí??? Jamais veremos novamente. Memes utilizando a imagem de pessoas do bem?? Nunca!!! Justiça??? Com certeza!! Nossa Pátria acima de TUDO E TODOS. Já imagino esse cenário cheio de paz e compaixão. Nossos gramados num pantone verde oliva and militar!!! Tapetes camuflados, cortinas com brasões!! E finalmente: a liberdade dos bons. Mal posso esperar, vocês também????! ?????? #LoucaParaOuvirAsNovasMarchinhasDeCarnaval #MamãeEuQueroMamãEuQueroMatar #BandidoNé #Lógico #Blessed #OrdemEProgresso #EsseCaraVaiSalvarAPátria #Firme #Admiro

Uma publicação compartilhada por Barbiezinha Fasci (@barbiefascionista) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Oi, amores!! Só queria dizer mais uma coisinha, posso? Claro que sim, o perfil é meu. Hahahahah! Brincadeirinha… Ops. Então, esse post não é sobre revolta, nem sobre nada disso. Na verdade, é um post de gratidão!!! Estava analisando hoje e realmente devo ser grata. Só tenho pessoas sensatas e de bem na minha vida, sabe???! VOCÊS NÃO ACHAM QUE É MUITO ENGRAÇADO ISSO??! Eu acho!!! Porque escuto pessoas dizendo que estão brigando com amigos/familiares, que existem divergências políticas. Curioso… Nenhuma pessoa que esteja no meu ciclo social aka vida discorda do que penso!!! Gostaria de dizer que sou muito grata por tê-los por perto, sempre me incentivando, apoiando, mandando informação de qualidade e tudo isso. Graças a Deus, nenhum amigo meu compactua com esse tipo de hipocrisia!!! Abençoada realmente. Enfim, boa noite!!! Fiquem à vontade para marcar aqui somente pessoas que SOMAM na vida de vocês (politicamente). Um beijo!!! ???? #QueCoincidênciaNé #TodosConcordamComigo #SeráQueNósTodosSomosEquivocados? #AchoQueNãoHein #NadaComoSelecionarPessoasDeBem #NadaComoAmigosEspertosEEstudados #TodosLutandoPeloMesmoObjetivo #QuemDiscordaQueLideComSeuKarma #Gratidão #Protegida

Uma publicação compartilhada por Barbiezinha Fasci (@barbiefascionista) em

Leia também:
A pergunta que perturbará o sono da nossa geração por muito tempo
Bolsonaro apoiou grupo de extermínio que cobrava R$ 50 para matar jovens da favela
O fascismo é um mecanismo de contágio
A extrema-direita pró-Bolsonaro tem limites?
Brasil vive fenômeno político sem precedentes
Como diferenciar a direita da esquerda?
Quem quer ser um cidadão de bem?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários