Redação Pragmatismo
Eleições 2018 19/Oct/2018 às 12:40 COMENTÁRIOS

A nova pesquisa Vox Populi para o 2º turno da eleição presidencial

Instituto Vox Populi divulga primeiro levantamento sobre o 2º turno da eleição presidencial de 2018. Pesquisa foi feita antes da divulgação de denúncia de fraude eleitoral e caixa 2 na campanha de Bolsonaro. Veja os números

vox populi bolsonaro haddad

O instituto Vox Populi divulgou nesta sexta-feira (19) a sua primeira pesquisa sobre o 2º turno da eleição presidencial de 2018.

Os números mostram vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT). O candidato da extrema-direita tem 53% dos votos válidos, enquanto o centro-esquerdista soma 47%.

A pesquisa diverge do Datafolha divulgado na quinta, que mostra um cenário de 59% a 41% a favor de Bolsonaro.

O levantamento do Vox Populi foi feito na terça-feira e quarta-feira, antes, portanto, da publicação das denúncias envolvendo a prática de crime eleitoral da campanha de Bolsonaro, por meio do financiamento empresarial da distribuição em massa de fake news via listas de WhatsApp.

A margem de erro da pesquisa Vox Populi é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-08732/2018.

VOTOS VÁLIDOS

Jair Bolsonaro (PSL) — 53%
Fernando Haddad (PT) — 47%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

VOTOS TOTAIS

Jair Bolsonaro (PSL) — 44%
Fernando Haddad (PT) — 39%
Brancos e Nulos — 12%
Indecisos — 5%

REJEIÇÃO

Fernando Haddad (PT) — 41%
Jair Bolsonaro (PSL) — 38%

A pesquisa Vox Populi foi contratada pela CUT e contou com 2 mil entrevistas aplicadas em 120 municípios.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários