Redação Pragmatismo
Terrorismo 03/Ago/2018 às 15:44 COMENTÁRIOS
Terrorismo

Mãe de Bin Laden fala à imprensa pela primeira vez

Publicado em 03 Ago, 2018 às 15h44

Mãe de Osama Bin Laden fala à imprensa pela primeira vez e garante que o filho não foi o responsável pelos ataques de 11 de Setembro de 2001 nos EUA; irmãos discordam. Eles revelam como uma "criança boa, educada e de família abastada" se transformou no principal líder da Al-Qaeda

Osama Bin Laden
Osama bin Laden

Alia Ghanem é a mãe de Osama bin Laden, o antigo líder da Al-Qaeda, e aceitou falar pela primeira vez. O diário britânico The Guardian conversou com esta mulher na sala da sua casa em Jidá, na Arábia Saudita, onde não faltam fotografias emolduradas do primogênito, morto em 2011 por militares americanos na residência dele em Abbottabad, 50 quilômetros a norte da capital do Paquistão, Islamabad.

Alia, que já tem mais de 70 anos, recebe Martin Chulov, repórter do Guardian que trabalha no Médio Oriente desde 2005, na companhia de Ahmad e Hassan, os dois filhos que lhe restam, e do segundo marido, Mohammed al-Attas, que criou Osama desde que um dos principais rostos da ascensão do terrorismo internacional tinha três anos. Foi um bom pai, diz ela. “[Osama] era uma criança muito boa e amava-me muito.”

Há muito tempo que Jidá, cidade comercial na costa do Mar Vermelho e uma das mais ricas do Médio Oriente, serve de casa ao clã Bin Laden. A família, cuja fortuna está alicerçada num império da construção civil, continua a ser uma das mais poderosas e influentes do país.

Foi por intermédio do Governo saudita que o repórter do Guardian chegou à família, que tem se mantido em silêncio todos estes anos. Foi por pressão da nova liderança, encabeçada por Mohammed bin Salman, um príncipe jovem com um gosto invulgar pelo confronto e pela mudança, que mãe e irmãos aceitaram falar.

Riad, escreve Martin Chulov, está disposta a demonstrar que a imagem daquele que é dado como o principal responsável pelo 11 de Setembro é bem diferente da que foi vendida pela imprensa e pelas autoridades ocidentais.

A radicalização

A radicalização de Osama bin Laden, um rapaz tímido e aplicado, começou logo nos primeiros tempos da faculdade, conta a mãe. Foi na Universidade Rei Abulaziz, onde estudou Economia, que conheceu Abdullah Azzam, da Irmandade Muçulmana, o palestiniano que deu um suporte teológico à jihad afegã e que viria a ser seu conselheiro espiritual.

Na leitura que faz do que aconteceu na vida do filho mais velho, tudo corria bem até que ele conheceu “umas pessoas que basicamente lhe fizeram uma lavagem cerebral quando tinha pouco mais de 20 anos.”

Alia Ghanem lembra de “um culto” que procurava reunir dinheiro para a causa: “Sempre lhe disse que se mantivesse afastado deles e ele nunca me contou o que estava a fazer porque me amava muito.”

É Hassan, um dos meios-irmãos, quem durante a conversa tenta explicar como Osama passou de respeitado combatente contra a ocupação russa do Afeganistão – para onde foi no começo da década de 80 – a líder incontestado da Al-Qaeda durante quase duas décadas marcadas pelos atentados nos EUA, momentos que puseram o mundo a encarar o fenômeno do terrorismo em escala global.

“Tenho muito orgulho dele porque era o meu irmão mais velho. Ensinou-me muitas coisas”, diz, “mas não me orgulho muito dele como homem. Ele atingiu o estrelato no palco mundial mas foi para nada”.

Pela cabeça de Alia Ghanem nunca passou a possibilidade de o filho mais velho, um rapaz muito inteligente e empenhado, vir a tornar-se um jihadista.

“Por que é que ele haveria de desperdiçar tudo daquela maneira?”, questiona-se, admitindo a tristeza que sentiu quando lhe começaram a dizer que Osama bin Laden se transformara num radical responsável pela morte de milhares de pessoas e era o homem mais procurado do mundo.

A família garante que o viu pela última vez em 1999, ano em que o visitaram duas vezes na base nos arredores de Kandahar, no Afeganistão. Estavam felizes. Osama matou um animal e fizeram uma festa para a qual todos foram convidados.

Quando Alia deixa a sala dos Bin Laden, o outro meio-irmão, Ahmad, admite que a mãe continua a não aceitar o que aconteceu:

“Passaram 17 anos [desde o 11 de Setembro] e ela continua em negação em relação a Osama. Ela amava-o tanto que se recusa a culpá-lo. Em vez disso culpa os que estavam em volta dele. Ela só conhece o lado do bom rapaz, o lado que todos nós vimos. Ela nunca chegou a conhecer o lado do jihadista.”

Ao contrário da mãe, os irmãos de Bin Laden souberam praticamente desde o início que era ele o responsável. “Fiquei chocado”, admite Ahmad.

“Foi um sentimento muito estranho. Soubemos nas primeiras 48 horas [que tinha sido Osama]. Do mais novo ao mais velho, todos sentimos vergonha. Sabíamos que todos nós teríamos de enfrentar terríveis consequências [depois do que que acabava de acontecer]. Toda a nossa família que estava no exterior voltou para a Arábia Saudita.”

A família foi, então, impedida de viajar para o exterior e, mesmo dentro do reino, todos os movimentos eram monitorizados. Foram tempos difíceis, admite. Só agora, passados quase 20 anos, começa a ganhar mais liberdade.

Segundo o Guardian, o que restou da família imediata de Osama bin Laden foi autorizada a regressar ao reino e, pelo menos duas das mulheres (uma delas estava com ele no complexo em Abbottabad quando foi abatido pelas forças especiais norte-americanas) vivem com os filhos de ambos em Jidá.

A mãe do antigo líder da Al-Qaeda fala com elas quase todas as semanas, diz. Podem andar pela cidade sem restrições mas não têm autorização para sair do reino.

Hamza, 29 anos, o 15.º filho de Osama, viveu no Iran e na Síria e é o que agora levanta preocupações — está decidido a vingar a morte do pai e seguir os seus passos, aparentemente sob proteção do novo líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Segundo as últimas informações conhecidas, vive agora no Afeganistão.

“Pensávamos que já tínhamos ultrapassado isto”, diz um dos tios, Hassan. “Não quero voltar ao mesmo. Se Hamza estivesse à minha frente agora eu dizia-lhe: ‘Que Deus te guie. Pensa duas vezes no que estás a fazer. Não leves o mesmo caminho que o teu pai. Estás a entrar em partes terríveis da tua alma.'”

De acordo com serviços secretos de diferentes países, Hamza bin Laden quer oferecer aos jihadistas uma nova alternativa ao Estado Islâmico, escrevia em Junho de 2017 o jornal norte-americano The Washington Post.

Em gravações de áudio desse ano, o jovem Bin Laden apelava a ataques contra interesses judeus, americanos e europeus. Visto por muitos peritos em terrorismo como o príncipe herdeiro da Al-Qaeda, tem até um timbre de voz que, de vez em quando, faz lembrar o do pai.

“Preparem-se com diligência para infligir perdas devastadores aos que não crêem”, diz Hamza bin Laden numa mensagem gravada e transmitida pela primeira vez dois dias antes do atentado terrorista em Manchester (Reino Unido), em Maio de 2017, e em que faz um apelo preciso a ataques a cidades europeias e norte-americanas para vingar a morte de crianças sírias em ataques aéreos. “Sigam as pisadas dos mártires que vieram antes de vós.”

Público e The Guardian

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS