Redação Pragmatismo
Música 16/Aug/2018 às 13:03 COMENTÁRIOS

Cinco apresentações lendárias de Aretha Franklin

Última estrela viva da era de ouro da música negra dos EUA, Aretha Franklin morre aos 76 anos. Relembre cinco apresentações lendárias e emocionantes de uma das artistas mais talentosas de todos os tempos

Aretha Franklin Obama
Apresentação de Aretha Franklin já levou Barack Obama às lágrimas

Aretha Franklin, última estrela viva na era de ouro da música negra nos EUA, morreu nesta quinta-feira (16) após complicações decorrente de um câncer.

Filha de um conhecido reverendo, ela começou a cantar no coro da igreja de seu pai e abalou a cena musical dos anos 60, introduzindo recursos do gospel em música secular, com sucessos lendários como ‘Respect’ ou ‘You make me feel a natural woman’

Franklin, de 76 anos, anunciou sua aposentadoria no início de 2017, com a ideia de limitar a sua agenda a poucas e bem selecionadas apresentações, mas mesmo essas tiveram de ser canceladas este ano por recomendação médica.

Nascida em 1942 em Memphis, Tennessee, ela cresceu em Detroit, a outrora rica metrópole dos carros e da música. Era de uma das muitas famílias afro-americanas que migraram do sul para o norte dos EUA com o boom industrial. Seu pai, o reverendo Clarence LeVaughn Franklin, era um pregador famoso muito próximo de Martin Luther King.

Sua última apresentação aconteceu em novembro passado, em Nova York, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation. Há 30 anos não se apresenta fora dos Estados Unidos por causa de sua lendária fobia de voar.

Relembre cinco apresentações lendárias e emocionantes de uma das artistas mais talentosas de todos os tempos:

1. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman
Assinada por Carole King, a canção se tornou popular na voz de Aretha nos anos 1960. Muitos anos depois, mais precisamente em 2015, durante o Prêmio Kennedy, a cantora subiu ao palco para entoar a faixa. Ela emocionou Carole, homenageada da noite, e o ex-presidente dos EUA Barack Obama.

2. I Say A Little Prayer
Originalmente entoada por Dionne Warwick, a faixa ganhou nova vida na voz de Aretha, que a levou ao topo das paradas em 1968. Confira no vídeo abaixo uma belíssima apresentação da música, em 1970.

3. Amazing Grace
Clássico da música gospel, Amazing Grace ganhou tratamento de luxo na voz de Aretha durante apresentação em 2014, na Casa Branca, com direito a introdução de seu famoso fã Barack Obama. A mesma música foi entoada por ela para o papa Francisco no ano seguinte, em um evento para a família nos Estados Unidos.

4. Amazing Grace (2)

5. I Dreamed a Dream
Em 1993, Aretha Franklin é uma das convidadas de honra da posse do então presidente americano Bill Clinton. Ela sobe ao palco para cantar I Dreamed a Dream, emotiva canção do musical Les Misérables.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários