Redação Pragmatismo
EUA 12/Jul/2018 às 22:43 COMENTÁRIOS
EUA

Os melhores presidentes da história dos EUA

Publicado em 12 Jul, 2018 às 22h43

Pesquisa conduzida pela Pew Research Center perguntou aos americanos qual o melhor presidente de suas vidas. Confira o resultado

melhores presidentes da história dos EUA obama Bill Clinton Reagan

Fora da Casa Branca há quase dois anos, o democrata Barack Obama, que liderou os Estados Unidos por dois mandatos consecutivos (2009-2017), segue como um dos presidentes mais populares do país da história recente.

É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Pew Research Center, organização dedicada à pesquisa e ao estudo de vários temas, como política doméstica e externados EUA, religião, ciência e tecnologia, e que perguntou aos americanos quem era o melhor presidente de suas vidas.

Neste levantamento, 44% dos americanos apontaram Obama como o melhor ou o segundo melhor presidente dos EUA. O democrata é seguido de outro colega de partido, Bill Clinton (33%), que ocupou o cargo entre 1993 e 2001, e pelo republicano Ronald Reagan (32%), presidente entre 1981 e 1989.

O atual ocupante da Casa Branca, o republicano Donald Trump, aparece em quarto, com 19% dos americanos o apontando como o melhor ou segundo melhor presidente. Aqui, nota o instituto, a percentagem obtida pelo magnata é similar àquela registrada por Obama em 2011, quando cerca de 20% dos americanos o consideravam dessa maneira.

Recorte geracional

Os pesquisadores do Pew Research Center notam que a percepção das pessoas sobre quem consideram como o melhor presidente de suas vidas varia significativamente de acordo com a faixa etária.

Entre os millenials, por exemplo, fatia de pessoas com idades entre 22 e 37 anos, estão mais propensos a nomearem Obama, o presidente que observaram em atuação por grande parte de suas vidas. Aqui, 62% dos americanos indicaram o democrata ao título.

Quando se olha para a geração X (38 a 53 anos), a maioria considerou o republicano Reagan como tal (45%). Esse grupo, no entanto, está mais dividido que os mais jovens: 41% deles permaneceram ao lado de Obama, enquanto 39% citou Clinton.

Agora, entre as fatias mais velhas, grupos de pessoas com 54 a 72 anos e 73 até 90 anos, 42% e 38% indicaram Reagan, mas John F. Kennedy, presidente entre 1961 e 1963 e cujo mandato foi interrompido pelo seu assassinato, Obama, Clinton e Trump também aparecem entre os citados por essas faixas etárias.

A pesquisa conduzida foi realizada por telefone, entre os dias 5 e 12 de junho e contou com uma amostra de 2.002 adultos nos Estados Unidos.

Leia também:
Assassinato que mudou a história dos EUA completa 50 anos
Por dentro da história (pouco propagada) da corrupção nos Estados Unidos
Jornal dos EUA faz comparação entre Jair Bolsonaro e Donald Trump
Como Barack Obama vai entrar para História?
Os Estados Unidos possuem somente 2 partidos?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS