Redação Pragmatismo
Saúde 26/Jul/2018 às 19:00 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem compra na internet substância usada por nazistas e é achado morto

Publicado em 26 Jul, 2018 às 19h00

Executivo brasileiro de 32 anos é encontrado morto após comprar pela internet substância usada por nazistas que é proibida em todo o mundo

cianeto de potássio Rodrigo Curci
Rodrigo Curci, 32 anos

Um executivo brasileiro de 32 anos foi encontrado morto por familiares nesta quarta-feira (25) em Praia Grande (SP) após ingerir cianeto de potássio. Rodrigo Curci comprou a substância, que é mundialmente proibida, no site Mercado Livre.

O jovem exercia cargo de chefia na Caixa Econômica Federal. Familiares afirmam que o rapaz apresentava quadro depressivo, estava afastado do emprego e passava por tratamento psiquiátrico.

Um dia antes da morte de Rodrigo, sua mãe recebeu uma encomenda e, ao ver o pacote, o rapaz o tirou das mãos da mãe e escondeu, devolvendo apenas após perceber que o embrulho, que não continha o veneno, era realmente para ela.

No dia seguinte, Rodrigo recebeu uma encomenda do Mercado Livre e se trancou no quarto. Familiares perceberam que o jovem estava no quarto agonizando e acionaram o SAMU. Ele foi levado a uma unidade de saúde, mas faleceu.

A polícia encontrou uma caixa e uma nota fiscal que identificava o produto recebido como cianeto de potássio, substância altamente perigosa e de venda proibida no mundo inteiro.

As primeiras informações dão conta de que Rodrigo teria misturado o veneno em um copo de suco. Ainda não se sabe quem forneceu o produto ao executivo.

O Mercado Livre divulgou uma nota em que diz lamentar profundamente o ocorrido. O site também afirma que entrou em contato com as autoridades responsáveis pelo caso para o fornecimento de dados cadastrais que possam ajudar na investigação. O Mercado Livre diz, ainda, que o cianeto de potássio não pode ser comercializado no site. O anúncio foi removido e o usuário bloqueado.

Cianeto de potássio

O cianeto de potássio é um composto químico altamente tóxico que, se inalado, pode levar à morte. A substância reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.

Usado durante a Segunda Guerra Mundial, o cianeto de potássio era ingerido para cometer suicídio. Ao ser consumido, provoca ardência na boca, rigidez do maxilar inferior, constrição da garganta, salivação, náuseas e vômitos.

Alan Turing suicidou-se comendo uma maçã com o cianeto. Soldados nazistas da Segunda Guerra usavam-no para cometer suicídio antes que fossem capturados e torturados pelos inimigos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS