Redação Pragmatismo
Europa 05/Jun/2018 às 15:26 COMENTÁRIOS
Europa

Simulação de assassinato de jornalista gera polêmica na Ucrânia

Publicado em 05 Jun, 2018 às 15h26

Presidente ucraniano justifica simulação de assassinato de jornalista. "Se queremos proteger a liberdade de imprensa, se queremos proteger os jornalistas, devemos utilizar este tipo de técnica", afirmou Poroshenko

Simulação de assassinato de jornalista gera polêmica na Ucrânia

O presidente ucraniano Petro Poroshenko defendeu a simulação, muito criticada, do assassinato do jornalista russo Arkady Babchenko em uma entrevista ao jornal espanhol El País.

Seria melhor se o serviço secreto russo matasse o jornalista?”, rebateu Porochenko ao ser questionado sobre a encenação que, segundo Kiev, permitiu frustrar uma tentativa de assassinato real contra o jornalista, um grande crítico de Vladimir Putin.

Se queremos proteger a liberdade de imprensa, se queremos proteger os jornalistas, devemos utilizar este tipo de técnica”, afirmou Poroshenko.

A polícia ucraniana anunciou no dia 29 de maio a morte de Babchenko, mas no dia seguinte o jornalista apareceu em uma entrevista coletiva organizada pelos serviços de segurança.

O serviço secreto ucraniano prenderam o culpado e em breve demonstrarão de onde recebeu o dinheiro, as ordens, as listas de jornalistas a matar”, declarou Poroshenko ao El País.

As autoridades ucranianas afirmaram que o detido tinha uma suposta lista de 30 pessoas para assassinar na Ucrânia e em outros países da União Europeia.

Poroshenko afirmou que não informou pessoalmente os outros governos, mas que os “serviços especiais neste nível cooperam entre si”.

Leia também:
Neonazistas brasileiros “sonham em morrer em combate” na Ucrânia
O maior desfile da história do exército russo
Partidos comunistas estão proibidos na Ucrânia
Presidente da Romênia fala em ‘retorno da União Soviética’
O que os satélites dos EUA viram sobre o avião derrubado na Ucrânia?
Nazis da Ucrânia degolam ex-chefe de polícia na frente da esposa
“Mulheres ucranianas, não façam sexo com russos”
Estados Unidos levam o ouro da Ucrânia mas não devolvem o da Alemanha
Genocídio em Odessa: a Ucrânia que a mídia ocidental não mostra

AFP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS