Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 20/Jun/2018 às 13:36 COMENTÁRIOS

Engenheiro pede desculpas por vídeo machista na Rússia: "sou pai de família"

Depois de ser identificado como um dos brasileiros que integram vídeo machista na Rússia, engenheiro diz que é pai de família, casado e culpa o álcool pelo assédio; ele também reclama da repercussão da imprensa. Luciano Gil Mendes já foi preso em 2015 pela Polícia Federal

engenheiro luciano gil mendes rússia
O engenheiro civil Luciano Gil Mendes de Coelho

Nesta quarta-feira (20), o engenheiro civil Luciano Gil Mendes de Coelho foi identificado como um dos homens que aparecem no vídeo machista que provocou vergonha nacional.

O engenheiro se diz arrependido por ter assediado a mulher estrangeira e pede desculpas. “Me desculpo com as mulheres. Somos seres humanos e erramos e além disso não conhecíamos ninguém, bebemos um pouco mais da conta e foi isso. Alguém que não conheço filmou. Mas aqui todos estavam brincando e todos entendem a agitação”, declarou Luciano.

Luciano disse que é casado, tem filha e que nunca agrediu nenhuma mulher: “Somos pais de família, trabalhadores e vocês estão acabando com a vida da gente… Quem está brincando carnaval exagera um pouquinho na bebida e às vezes passa do ponto. Peço desculpas às mulheres que possam ter se sentido ofendidas, mas estão transformando um copo d’água em uma tempestade”

“Aqui na Rússia, a Copa está muita animada, um carnaval”, disse Luciano. “No Brasil estamos com problema de educação, saúde, corrupção e vão fazer isso com a gente. Estão instigando os russos contra nós. Até agora eles foram muito solícitos, principalmente as russas. Carinhosas, afetivas. Os brasileiros estão instigando a violência aqui”, continuou.

Nas imagens registrados, os brasileiros dizem as palavras “boceta rosa” e fazem a estrangeira repeti-las.

Preso em 2015

Luciano foi secretário de Saúde e também de Educação do Piauí e chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2015 durante operação que investigava desvios de recursos públicos e fraudes em licitações.

Segundo a investigação, o grupo de Luciano desviava dinheiro público, repasse do Ministério da Educação, que deveria ser usado para a construção creches e escolas e quadras esportivas.

Por causa dessa prisão, o Ministério Público (MP) entrou com uma ação de improbabilidade administrativa contra o grupo. Luciano é dono de uma empresa de construção.

Luciano é membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). Em nota, o órgão lamenta profundamente que o profissional “tenha participado do infame episódio de misoginia e sexismo realizado por um grupo de brasileiros durante a Copa do Mundo 2018”.

Atualmente, Luciano Gil Mendes faz doutorado em Portugal. Ele é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Justiça

Ainda nesta quarta-feira (20), a jurista russa Alyona Popova já oficializou uma denúncia contra os atos machistas dos brasileiros por violência e humilhação pública à honra e à dignidade. Com isso, o Ministério de Assuntos Interiores deve começar a investigar o caso de acordo com os relatos já publicados (saiba mais aqui).

engenheiro luciano gil mendes
Luciano Gil Mendes (na ponta direita da imagem)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Beto Leal Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Justamente por ser pai, de menina inclusive, é que me senti enojado por ver aquele vídeo. Não quero que eles tenham suas vidas "destruídas" por isso, mas infelizmente, eles tem um débito com a sociedade, na verdade com as mulheres.

  2. Alexandre Lins Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Eles vão ver o "Rosa"! Todos canalhas!

  3. tadeunova Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Oi ????? foram vocês mesmos que gravaram o vídeo!!!! Ah coitadinho ele tem família. Eu queria ver se fosse com a sua filha........

  4. Ady Varoli Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Onde se lê "improbabilidade administrativa" eu creio que seja "improbidade", não? No mais, se os moços da reportagem não sabem lidar com os efeitos do álcool, deveriam beber suco... Desculpa esfarrapada, essa...

  5. Mone Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    O que é que tem uma coisa a ver com outra? Esse môço está misturando os assuntos, ser pai de família devia ser mais um motivo para respeitar o proximo.

  6. Djalma R Rodrigues Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Só faltou culpar o pt pela cagada esse verme, tanta coisa interessante pra fazer num país diferente lindo com sua cultura milenar os fdp vão nos fazer vergonha.

  7. mariosevilio Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    A culpa é da bebida???? Ummm....sei...

  8. Aurélisson VasconcELOS Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Esses mesmos dizem: "-Garota de 15 anos grávida sabia o que esta fazendo qdo abriu as pernas. Rapaz morto de 16 anos sabia o que estava fazendo qdo se meteu com drogas". Mas esse elemento não sabia o que estava fazendo e culpa a bebida???

  9. Roberto Pedroso Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Este é o tipico expediente dos canalhas.....de fato este cara pode ser até um pai de família(como se os canalhas,sem ética,machistas,classistas,criminosos e os sem caráter também não tivessem família constituída.....essa é boa.......)mas o que realmente importa é que o mesmo é de fato um tipico representante de uma parcela grande da classe média alta o sujeito representa o modal normativo comportamental clássico sendo ''bem nascido'',educado em bons colégios, profissional de carreira, branco,casado e ''pai de família'' como o mesmo se definiu sendo o tipico integrante da parcela da população tida como ''gente de bem'' reiterando o tipico expoente de nossa classe media,disso não restam duvidas! tanto ele quanto ''os seus'' agem se comportam e atuam sempre dessa forma.....enfim o retrato tipico de uma parcela especifica de nossa população e de uma classe social bem especifica,cujo o padrão comportamental conhecemos bem! por fim os fatos(mais uma vez!!!!!!) corroboram com a afirmação feita a um tempo por Chauí : "A classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim"

  10. Kuruja Pail Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    AGORA ELE TEM FAMÍLIA,É UM BOM MOÇO,TRABALHADOR ,NÃO PENSOU EM UM SÓ MOMENTO NA FAMÍLIA DOS OUTROS,SEMPRE É CULPA DA CACHAÇA.SE CONHECE OS EFEITOS DA MESMA E O QUE LHE PROPORCIONA MENTALMENTE ,TERIA A HOMBRIDADE DE NÃO BEBER,DESCULPAS NÃO O TORNAM MELHOR,POIS JÁ É REINCIDENTE E VAI CONTINUAR FAZENDO.SÓ ESPERO QUE NÃO ACONTEÇA COM SUA FAMÍLIA ,O QUE ELE FEZ COM A FAMÍLIA DOS OUTROS.QUERIA VER A REAÇÃO DELE,SE ELE VISSE UM VÍDEO ASSIM E A MOÇA SENDO SUA FILHA,QUAL SERIA SUA ATITUDE MORAL,JÁ QUE NÃO A TEM..

  11. Leo Bonham Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    "Pai de família, trabalhador'', como se isso fosse uma qualidade universal que te dá direito de ser babaca... os que não são pais de família, e até mesmo os que não trabalham, não estão fazendo esse papelão lá fora. Tinha que ficar lá repetindo os dizeres russos enquanto encoxam eles por trás na cela da prisão, bando de virjão!

  12. Weverton Belmont Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Reclamar dos brasileiros que fizeram brincadeiras com as mulheres como objeto é fácil quero ver a mídia parar de colocar mulheres em senas de sexo nas novelas e mini series com o intuito de ganhar mais audiência. A mídia suja condenado aquilo que sempre ensinou para o seu público fazer.

  13. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    pai de família??? então por que fica na esbornia, ofendendo uma moça russa?? palhaço, tomara que sua mulher lhe enfeite a sua cabeça, vagabundo!!! https://uploads.disquscdn.com/images/a042fdf8e285a3ddb12a9b0fb87804e88e762fdb73cd236564a3221484f2771f.jpg

  14. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    quem é de família, respeita a filha dos outros, cretino!! https://uploads.disquscdn.com/images/ffae24eda6a71b36ccf82c66c3f9dafa1cc96f12c2e14788b8f06d4507e2c5bd.jpg

  15. gisele2015 Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Tem muitos piores por aí só que não estão em vídeos compartilhados nas redes sociais. Essa é a realidade. Mais importante que isso é o posicionamento das mulheres diante dessa realidade. Foi de mau gosto? Foi, mas fazer disso um tribunal social, pelamordedeus. Errou, já foi, que fiquem sabendo que pegou mal. Agora vão ser executados em praça pública? O outro pode processar a LATAM que ganha. Na hora de xingar Dilma, uma presidente da república honesta, legitimamente eleita, aí pode né? Quem não conhece que compre esse falso moralismo.

    • Rafa Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

      A moça, entre outras de outros vídeos infames não sabiam sobre o que eles estavam falando, foram covardes sim e isso não é brincadeira de mau gosto, é assédio mesmo. A grande maioria das pessoas que estão denunciando esses vídeos são as mesmas que criticaram que xingava a Dilma, se vc não sabia. Se tem vídeos piores, pq vc não compartilha e denuncia? Não quer que mais nada seja denunciado apenas porque vc acha que é pouca coisa? Que o cara processe a Latam, mas a empresa não é obrigada a querê-lo como funcionário e vc se quiser, empregue ele. Esses caras não estão sendo executados, estão respondendo pelo que fizeram e são tão sem escrúpulos e covardes que até hoje, chamam isso de brincadeira, responsabilizam a bebida e usam os filhos e o casamento que eles nem respeitaram para se esquivarem. A maioria desses sujeitos do vídeo já eram desonestos e corruptos antes de viajarem para a Rússia.

  16. Rafa Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Esse povo é muito mau caráter! Agora fazer filho deve ser garantia de impunidade? A cretinice do ''cidadão de bem'' brasileiro não tem limites. Marmanjos metidos a eternos moleques mimados. E tem mulher considerado esses sujeitos como coitadinhos injustiçados e usando até a Dilma para amenizar os vídeos desses cretinos assediadores. Que nojo!

  17. Romualdo Moraes Neto Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Esse pessoal da direita proto fascista (muito provavelmente o sujeito é um apoiador do boçal ignaro) é assim: pimenta nos olhos dos outros é refresco. Imagino como reagiria se fizessem o mesmo com a filha dele.

  18. Francisco Martins Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    quando ele tá bêbado ele rasga nota de 100 ou come bosta???

  19. Francisco Martins Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Coxinhas, aprendam, em paises como russia, china, irã, cuba, coxinhas não se criam. Até na proprio EUA se, vcs fizessem isso se lascariam, mas lá vcs ficariam pianinho pois sao capachos dos EUA

    • Anderson Wergutz Flip Postado em 06/Jul/2019 às 13:26

      O que tu sabe do mundo calango velho? nunca deve ter saido deste lugar mefítico onde vives....

  20. Mone Postado em 06/Jul/2019 às 13:17

    Desde quando . grosseria, falta de caráter, má fé, é brincadeira?punição rigorosa para quem entrou nessa "brincadeira''

  21. Beta Sacchelli Postado em 06/Jul/2019 às 13:16

    agora que lembra disso???? embuste! https://uploads.disquscdn.com/images/a735d4507a16568e945367b50039a6c9f7e451b716692ac25c1a54c55f05f4f8.png

  22. Mone Postado em 06/Jul/2019 às 13:26

    Compartilhar › Avatar Sombra Maceió Mone • 6 dias atrás O camarada Lênin disse essa frase aqui: Mone "Sempre pensamos e declaramos que o povo francês, com sua gloriosa tradição, encontra por si mesmo, seu caminho para conquistar mais democracia, progresso e justiça social." Vc encontrará o texto completo de onde tirei essa frase aqui nesse link: https://www.marxists.org/po... E sobre a visão de Trotsky sobre isso, acredito que vc encontrará no texto que ele escreveu "A Revolução Permanente" que vc pode encontrar aqui uma parte dele e mais algumas análises: http://www.marxismo.org.br/... Que vc tenha boas leitura ai com esses links. Qlq coisa estou por aqui. •Responder•Compartilhar › Avatar Mone Sombra Maceió • 6 dias atrás Amigo ,nos textos que citastes e colocastes os enderêços -link ,infelizmente ,não consegui ver as punições nem por expiação , muito menos punições por reciprocidade que se desdobram em justiça individual e social,que esperamos seja penalizado pelo que fez esse sr. os referidos textos que por 3 vezes consultei falam de como Trotsky e Lênin se encontraram ,suas ações, a saga dos dois antes e depois de confrontos ,as lutas entre mencheviques e bolcheviques, as referencias Maxistas e a prática do mesmo,que juntos há controvérsias, o texto um tanto quanto prolixo, beira o sofismo ,como tu te colocastes a disposição para esclarecimentos , e fostes elegante ,me desejando boas leituras, estou aguardando teu posicionamento.So te lembrando que Marx nunca esteve na URSS pois a mesma não existia ,morreu nos anos 80 do século XIX e a chamada Revolução na União das RepúblicasSocialistas Soviéticas, hoje Rússia aconteceu na década de 20 do século XX.Grata.Abraço •Editar•Responder•Compartilhar › − Avatar Mone Sombra Maceió • 4 dias atrás Sr.o mais cómico de tudo isso ,é o sr Sombra Maceió, fingindo saber o que não sabe , prometer escalrecer dúvidas,e explicar , dissimulado, tergiversando e fugindo, é hilário , patético