Redação Pragmatismo
História 24/Mai/2018 às 13:05 COMENTÁRIOS
História

Naufrágio mais valioso da história é encontrado na Colômbia

Publicado em 24 Mai, 2018 às 13h05

O "Santo Graal" dos naufrágios: navio mais rico de todos os tempos é encontrado na Colômbia e vale US$ 17 bilhões. Embarcação afundou há 310 anos

Naufrágio mais valioso da história é encontrado na Colômbia

Fábio Marton, Aventuras na História

Por extenso: dezessete bilhões de dólares. Equivalente ao PIB, o total produzido pela economia, de um país como Moçambique. O valor estimado é 34 vezes maior que o segundo mais rico naufrágio já tirado do mar, o Nuestra Señora de Las Mercedes, encontrado em 2007, que rendeu US$ 500 milhões em artefatos recuperados.

O galeão San José foi ao fundo após ser abatido por uma esquadra britânica na Ação de Wager, em 8 de junho de 1708. Era a Guerra de Sucessão Espanhola, na qual uma disputa após a morte do rei Carlos II, sem filhos, levou a uma guerra internacional entre as facções Bourbon e Habsburgo, apoiadas por duas coalizões. A Inglaterra, com o Sacro Império Romano-Germânico, a República Holandesa e Portugal, estava a favor dos Habsburgo. A França era o principal aliado dos Bourbon, a quem pertencia o navio.

De 600 tripulantes do San José, 11 sobreviveram. O resto foi a fundo com uma gigantesca carga de ouro, esmeraldas e prata tiradas das colônias espanholas.

O naufrágio foi detectado no final de 2015 na Península de Baru, Colômbia. Só agora saiu a confirmação oficial. O arqueólogo em questão foi o submarino Remus 6000 — o mesmo usado para encontrar, em 2011, a carcaça do Airbus A330 do voo 447 Air France, que caíra dois anos antes perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco.

A expedição foi obra da Instituição Oceanográfica Woods Hole, dos EUA, com a autorização das autoridades locais. “Mantivemos o segredo em respeito ao governo colombiano”, afirmou o vice-presidente da WHOI, Rob Munier, à Associated Press.

Ainda resta saber quem é o dono dessa bolada toda. A ONU já pediu para o governo da Colômbia não explorar o naufrágio comercialmente. A Espanha está também interessada, já que era sua propriedade então. Segundo reportagem da Bloomberg, o mesmo pode ser clamado pela França, na batalha com a Espanha, ou o outro lado, Holanda e Inglaterra, que receberiam o butim do vencedor.

Por hora, por razões óbvias, a localização exata e profundidade exatas do naufrágio continuam a ser segredo de Estado.

Leia também:
Como foi tirada a foto de farol mais famosa do mundo?
Buscas por submarino argentino fazem lembrar resgates que comoveram o mundo
Mediterrâneo: Travessia do inferno
Homem é encontrado vivo após quase 3 dias no fundo do mar

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS