Redação Pragmatismo
Racismo não 22/Mai/2018 às 16:28 COMENTÁRIOS
Racismo não

“Blackface” na Fox Sports Brasil gera acusações de racismo

Publicado em 22 Mai, 2018 às 16h28

Humorista e programa da Fox Sports Brasil são acusados de racismo após exibição de personagem com 'blackface'. Questionado nas redes sociais, apresentador da atração rebateu internauta de maneira grosseira

blackface racismo fox sports brasil
Ator Rudy Landucci apareceu com blackface em programa da Fox Sports Brasil

Para imitar Roger Machado, treinador negro do Palmeiras, o humorista Rudy Landucci apareceu com o rosto pintado de preto nesta segunda-feira (21) no programa ‘Jogo Sagrado’ da Fox Sports Brasil.

Em uma representação evidente de “Blackface”, tanto o humorista como a emissora despertaram centenas de acusações de racismo nas redes sociais.

Para muitos internautas, a “blackface” feita por Rudy se torna ainda mais grave porque um dos convidados do programa era Grafite, um futebolista negro.

Apresentador do programa, Benjamin Back foi questionado sobre as acusações nas redes sociais e respondeu a um internauta de maneira grosseira: “Racismo? Você bebeu o que?”.

Blackface

A blackface se popularizou nos Estados Unidos entre os séculos 19 e 20. Na época, atores brancos pintavam o rosto com carvão para imitar negros e reforçar estereótipos racistas sobre a população afro-americana que vivia no país.

O mais conhecido deles nos Estados Unidos foi o ator branco Thomas Rice, que criou o personagem Jim Crow, usado até hoje como exemplo de segregação racial. No Brasil, a prática também ocorreu nos anos 1920 com mais força.

A forma de maquiagem deixou de ser usada nos anos 1960 nos EUA, com o surgimento do movimento dos Direitos Civis.

Blackface no Brasil

Nos últimos anos, alguns programas da televisão brasileira exibiram personagens com blackface e muitos dos artistas que utilizaram a prática demonstraram desconhecimento sobre o seu simbolismo racial.

Relembre alguns casos:
Programa da Globo é acusado de racismo após ‘blackface’
Ator do Pânico pede desculpas por personagem ‘africano’
Humorista acusado de racismo pede desculpas e promete refazer personagem

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS