Redação Pragmatismo
Racismo não 03/Abr/2018 às 15:18 COMENTÁRIOS
Racismo não

Vídeo de menino negro sendo excluído de parque por crianças brancas viraliza

Publicado em 03 Abr, 2018 às 15h18

Vídeo de criança negra sendo agredida e excluída de parque por crianças brancas ganha repercussão mundial. "E tem gente que acha que ser negro é fácil. As crianças são reflexo daquilo que seus pais educam", desabafa internauta

vídeo menino negro crianças brancas

Um vídeo que circula nas redes sociais (ver abaixo) e já teve mais de 17 milhões de visualizações apenas no Facebook mostra um menino negro e sua mãe em um parque público na Espanha.

Com o apoio da mãe, a criança tenta utilizar um brinquedo no local, mas é barrado por outras crianças brancas que empurram sua cabeça. Uma mulher se aproxima e consegue tirar um dos meninos.

No entanto, as outras crianças permanecem em pé, impedindo o garoto de brincar.

A mãe da vítima tenta conversar com as crianças, mas sem sucesso. Quando o filho é empurrado pelos outros, ela pega o menino e o leva a outro brinquedo.

Depois de pouco tempo, as mesmas crianças perseguem o garoto negro, voltam a empurrá-lo e parecem ofendê-lo. A mãe, então, leva o garoto embora do parque.

O vídeo foi publicado na última quinta-feira (29) e repercutiu em diversos veículos da mídia internacional.

“E tem gente que acha que ser negro é fácil. As crianças são reflexo daquilo que seus pais educam”, observou um internauta.

Segundo a mídia espanhola, o vídeo foi gravado em um parque de Bilbao. Assista:

Racismo no Brasil

Infelizmente, as imagens flagradas no vídeo registrado na Espanha é uma realidade cotidiana no Brasil. Aqui, os negros sofrem não só a discriminação racial em razão preconceito e operada no plano privado, mas também o racismo institucional, que inspira as políticas estatais que lhes são dirigidas e se materializa nelas.

Na primeira vez em que estive aqui, em 1987, fiquei chocado ao ver que na TV, em revistas, não havia negros. Melhorou um pouco. Mas há muito a fazer. Quem nunca veio ao Brasil e vê a TV brasileira via satélite vai pensar que todos os brasileiros são loiros de olhos azuis”. disse o cineasta norte-americano Spike Lee, em recente visita ao Brasil.

VEJA TAMBÉM: OLHOS AZUIS, A DOR DO PRECONCEITO

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS