Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 25/Abr/2018 às 16:16 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Homem que matou 10 em Toronto publicou mensagem de ódio às mulheres

Publicado em 25 Abr, 2018 às 16h16

Autor de atentado em Toronto escreveu mensagem com tons misóginos momentos antes de realizar o ataque que matou 10 pessoas. O Facebook já excluiu a publicação

Alek Minassian, autor do atentado em Toronto

Alek Minassian, autor do ataque que matou 10 pessoas em Toronto, no Canadá, publicou no Facebook uma mensagem de ódio às mulheres momentos antes de praticar o crime bárbaro. As informações são do The Telegraph.

A polícia informou que a mensagem publicada por Minassian parece autêntica e faz referência a Elliot Rodger, um americano de 22 anos que, em 2014, matou seis pessoas antes de se suicidar. Na época, ele disse ser “o verdadeiro macho alfa”.

Antes de cometer os assassinatos, Rodger acusou as mulheres de fazer dele um “solteiro involuntário”, pois tinha sido rejeitado por várias pretendentes.

Na mensagem atribuída agora a Minassian, pouco antes de atropelar dezenas de pessoas nas ruas de Toronto, o jovem de 25 anos declarou que “a rebelião incel” contra as mulheres começou. “Derrubaremos todos os Chads e Stacys. Um viva ao Cavalheiro Supremo Elliot Rodger!”, afirmou.

Os termos Chads e Stacys também foram usados por Rodger em sua alegação misógina.

Incel, Chads e Stacys

“Incel” é um diminutivo da expressão “celibato involuntário” em inglês, e se refere a grupos online onde homens jovens discutem sua falta de atividade sexual e o fato de não se sentirem atraentes para o sexo oposto – frequentemente culpando as mulheres pelo problema.

A atitude dos homens que visitam os grupos online varia bastante, mas eles frequentemente expressam raiva contra homens considerados atraentes, que chamam de “Chads” e mulheres, que chamam de “Stacys” (dois nomes populares nos Estados Unidos).

Fóruns incel geralmente contêm mensagens de ódio a mulheres e ao movimento feminista. Em novembro, a rede social Reddit baniu discussões de incels do site por ter conteúdo violento. Na última terça-feira, mais um dos fóruns (ou subreddits) deste grupo foi deletado.

Mas outras seções semelhantes continuam ativas no Reddit, e fóruns sobre outros assuntos recebem discussões sobre este tema.

Os fóruns de incels também costumam incluir – algumas vezes, ironicamente – elogios ao americano Elliot Rodger, que matou seis pessoas e deixou 13 feridas em Isla Vista, na Califórnia, em 2014.

Vítimas mulheres

Alek Minassian foi acusado na terça-feira pelo homicídio premeditado de dez pessoas e a tentativa de assassinato de outras 15, que ficaram feridas.

Segundo o investigador Graham Gibson, as vítimas são majoritariamente mulheres com idades entre 20 e 80 anos. No entanto, a polícia ainda não tem provas de que o objetivo era atropelar somente elas.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse à imprensa que o incidente foi “um ataque sem sentido e uma tragédia terrível”.

Alek Minassian não tinha passagens pela polícia e não era conhecido das autoridades.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS