Redação Pragmatismo
Ciência 14/Mar/2018 às 13:07 COMENTÁRIOS
Ciência

Stephen Hawking nasceu e morreu em datas associadas a outros gênios

Publicado em 14 Mar, 2018 às 13h07

Datas da morte e do nascimento de Stephen Hawking têm surpreendentes associações com outros gênios da Ciência. Incríveis coincidências são mais um detalhe na história do homem que desenvolveu estudos pioneiros sobre o universo

Albert Einstein e Stephen Hawking
Albert Einstein e Stephen Hawking

Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14) aos 76 anos e sua partida é notícia de capa em todos os principais jornais do mundo.

O físico britânico que popularizou os mistérios da ciência terá, a partir de agora, uma incrível coincidência somada à sua trajetória.

Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942 – exatamente o dia do aniversário de 300 anos da morte de Galileu Galilei (1564-1642), e faleceu em Cambridge, no dia em que nasceu outro brilhante físico, Albert Einstein, em 14 de março de 1879.

Curiosamente, assim como Stephen Hawking, Albet Einstein também morreu aos 76 anos.

Conhecido mundialmente por seus populares livros de divulgação científica – como o best seller “Uma Breve História do Tempo” – Hawking chamava a atenção pelo contraste entre sua vitalidade intelectual e sua fragilidade física.

Hawking usava um sintetizador eletrônico para poder falar, mas a voz robótica produzida pelo aparelho para expressar suas ideias acabou se tornando não só uma de suas marcas registradas como foi constantemente ouvida e respeitada no mundo todo.

Popularização da Ciência

Hawking teve um papel fundamental na difusão da Astronomia em termos fáceis de compreender para o público geral. Ele conseguiu que sua deficiência se convertesse em uma das chaves de sua obra científica.

Quando perdeu a mobilidade dos braços, se empenhou em ser capaz de resolver os cálculos científicos mais complexos somente com a mente, sem anotar equações.

O físico tentou por todos os meios que as pessoas comuns se aproximassem dos mistérios do universo, e em busca desse objetivo não duvidou em recorrer ao humor.

Em uma aparição que ficou famosa no desenho de televisão “Os Simpsons”, o cientista advertia Homer de que roubaria sua ideia de que o universo tem forma de rosca.

Atualização: 14 de março também é a data da morte do teórico político e economista Karl Marx.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS