Redação Pragmatismo
Saúde 28/Fev/2018 às 23:43 COMENTÁRIOS
Saúde

O que comer (e o que descartar) antes de dormir

Publicado em 28 Fev, 2018 às 23h43

Muitas comidas contêm substâncias que ajudam a combater a insônia ou são "facilitadoras" do sono profundo. Confira os alimentos que ajudam a dormir e saiba o que você deve evitar comer antes de ir para a cama

o que comer descartar antes de dormir melhor alimentação

Luiza Belloni, Huffpost

Já se sabe que dormir bem faz é fundamental para a nossa saúde. Além de melhorar o humor e diminuir a ansiedade e estresse, uma boa noite de sono ajuda a viver mais e até a perder peso. E o que você come antes de se deitar pode ser um aliado (ou um inimigo) para o seu sono.

Alguns alimentos comuns contêm substâncias que ajudam a combater a insônia ou são “facilitadores” do sono profundo. Veja abaixo o que comer e o que não comer para ter uma boa noite de sono:

Banana
A fruta contém magnésio e potássio, que são uma espécie de relaxantes musculares naturais. A fruta também é rica em carboidrato, o que vai te ajudar a dormir melhor. Para o site Health, o doutor Russell Rosenberg, CEO da National Sleep Foundation, afirmou que as bananas não só fazem bem ao nosso sono, mas também à nossa saúde vascular. “Elas são promotoras globais de saúde.”

Nozes
Se você não é fã de banana, pode recorrer às nozes, amêndoas, pistaches e castanhas. Segundo o site da revista americana Fortune, nozes são ótimas fontes de magnésio e vitamina B6. Porém, cuidado com a quantidade: a recomendação é de apenas um punhado ao dia.

Mel
Uma colher de mel é suficiente para estimular a liberação de melatonina (hormônio do sono) no cérebro e desligar a orexina (que nos mantém alerta).

Cereja
Cereja é uma dos poucos alimentos naturais que estimulam melatonina, hormônio do sono. Alguns estudos sugerem que beber suco natural de cereja resulta em noite de sono com maior duração e qualidade para pessoas que sofrem de insônia crônica.

Leite
Além de estar em nossas memórias quando nossas mães e avós esquentavam o leite antes de dormir, o alimento realmente ajuda a dormir melhor. Ele contém o aminoácido triptofano, que melhora o humor e ajuda a proporcionar uma boa noite de sono.

Peru
O peru também contém triptofano, assim como é ótima fonte de proteína, que vai te deixar satisfeito por mais tempo. Comer uma salada no jantar facilita a digestão.

O que não comer antes de dormir

Álcool
Você pode ter a impressão que o sono vem depois de umas taças de vinho, mas a qualidade dele não é boa. Segundo Rosenberg, qualquer bebida alcoólica é “terrível” para seu sono, pois seu corpo o metaboliza rapidamente faz com que você acorde diversas vezes durante a noite, ou não consiga ter aquele sono profundo.

Se quiser beber, tente não ultrapassar duas taças de vinho, quantidade benéfica à saúde, segundo pesquisa.

Comidas gordurosas
Um hambúrguer pesado, com bacon, ovo e molhos pode acabar com seus planos de uma noite tranquila. Quanto mais gordura você ingere, mais seu corpo demora para ingeri-la. O problema é você dar bastante trabalho ao seu corpo quando ele estaria “pronto” para relaxar, diminuir o metabolismo para descansar.

Comidas apimentadas
Assim como comida gordura, comida apimentada vai fazer seu organismo trabalhar dobrado e colocar o metabolismo lá em cima. Provavelmente seu sono não será tão profundo quanto poderia ser.

Café
A cafeína te deixa alerta e arruinará sua noite de sono tranquila por um bom tempo. Tente não tomar café à noite.

Chocolate
Chocolate só não contém açúcar, que te deixa mais alerta, mas também cafeína, especialmente chocolate amargo. Então, se quiser algo doce antes de dormir, dê preferência ao mel — já citado no início da matéria.

Cuidado com o horário. Nutricionistas recomendam fazer todas as refeições de duas horas a uma hora antes de se deitar. Ou seja, nada de jantar e ir direto para a cama.

Leia também:
O vídeo que tem ajudado pessoas a dormir no mundo inteiro
Dicas importantes para pais que não conseguem dormir por causa dos bebês
Jovem de 15 anos cria projeto para amenizar sofrimento de moradores de rua
Neurocientistas revelam 4 técnicas para acelerar o aprendizado e melhorar a concentração

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS