Redação Pragmatismo
Europa 07/Fev/2018 às 23:53 COMENTÁRIOS
Europa

Neve ao redor de Paris leva 1500 motoristas a dormir no carro

Publicado em 07 Fev, 2018 às 23h53

Segundo a polícia, entre 1500 e 2000 pessoas dormiram no carro e uma fila de 730 quilômetros se formou nos arredores de Paris, algo jamais registrado até hoje

Neve ao redor de Paris motorista dormir carro

RFI

Várias estradas e rodovias do norte da França e da região parisiense estão bloqueadas ou funcionam parcialmente nesta manhã, depois de um recorde de engarrafamento na noite de ontem: uma fila de 730 quilômetros nos arredores de Paris, algo jamais registrado até hoje. Caminhões estão proibidos de circular. Segundo a polícia, entre 1500 e 2000 pessoas ficaram bloqueadas em seus carros na região parisiense.

Os transportes públicos também estão perturbados pela queda da neve: a circulação de ônibus está interrompida e sem previsão de funcionamento nesta manhã. Dois trens interurbanos, o RER D e o RER C funcionam em baixa velocidade, assim como as grandes linhas de trens, para evitar acidentes.

A metade dos trens entre cidades foi cancelada em Paris. A companhia ferroviária nacional aconselha que os passageiros adiem suas viagens. 700 passageiros passaram a noite nas estações de trem de Montparnasse e Austerlitz, em Paris.

Difícil circulação

O porta-voz do Ministério do Interior Frédéric de Lanouvelle pediu que os moradores não saiam de casa de carro. Na região metropolitana de Paris, a circulação de veículos de mais de 7,5 toneladas foi proibida. Segundo a polícia, 5000 caminhões foram armazenados em nove departamentos nas últimas horas.

Os transportes escolares também não funcionam na maioria dos departamentos do centro e norte da França. Já os aeroportos operam normalmente, sem previsão de cancelamentos ou atrasos de voos. A ministra francesa dos transportes, Elisabeth Borne, aconselha os motoristas a evitarem as estradas e deixarem seus veículos nas garagens até ao menos a tarde de hoje.

A torre Eiffel está fechada desde terça-feira (06/02). Vinte e dois departamentos soaram o “alerta de frio intenso” para acolher os sem-teto, com a abertura de mil novos abrigos, além dos 13000 já disponíveis para o inverno.

Temperaturas ainda mais baixas

A agência de meteorologia Météo-France informou que a neve chegou até 12cm no bairro de Montsouris, 13cm nas cidades de Roissy e Orly et 14cm em Chartres. “Estamos num cenário de aumento do nível de neve, facilitado pela queda de temperatura”, explicou Emmanuel Demaël, da Météo-France.

A situação pode ficar ainda mais crítica na noite de quarta (07/02) à quinta-feira (08/02), com as temperaturas chegando a -10°, causando o congelamento das ruas e calçadas. “Não podemos continuar a mentir aos franceses. Não é possível antecipar o número de centímetros de neve que vai cair”, afirmou o porta-voz do governo Benjamin Griveaux.

Em uma situação excepcional, necessitamos de meios excepcionais. Não entrem em pânico, as consequências serão controladas e vamos tomar cuidado para que da próxima vez possamos ter a melhor reação possível”, continuou.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS