Redação Pragmatismo
Saúde 21/Fev/2018 às 11:30 COMENTÁRIOS
Saúde

Menino de 8 anos morre na Argentina após contrair “ameba que come cérebros”

Publicado em 21 Fev, 2018 às 11h30

Ameba que ‘come cérebro’ mata menino de 8 anos e gera comoção na Argentina. Nos Estados Unidos já foram registrados 129 casos de pessoas com o protozoário. Entre as vítimas, apenas dois sobreviveram; a última em 2013. Visão microscópica da ameba é assustadora

ameba que come cérebros

Um menino de oito anos morreu na Argentina após contrair uma ameba conhecida pelo nome de Naegleria fowleri, ou “ameba que come cérebros”.

Ao entrar no corpo humano, ela destrói o tecido cerebral, além de causar edema (acúmulo de líquido) e, posteriormente, morte.

É a primeira vez que o caso, tido como raro, é relatado na Argentina, segundo o jornal “Clarín”. Ainda de acordo com a publicação, a criança contraiu a ameba em 2017, quando nadava em uma lagoa próxima à província de Junín, localizada a 320 quilômetros da capital Buenos Aires.

Os sintomas iniciais costumam aparecer dentro de um a sete dias e podem incluir dor de cabeça, febre, náusea e vômitos.

A doença, que progride rapidamente, também pode apresentar rigidez no pescoço, confusão mental, perda de equilíbrio, convulsões e alucinações.

Além dos sintomas mais comuns, a criança em questão apresentou fotofobia e sintomas de meningite – inflamação das membranas que protegem o cérebro. O menino morreu entre cinco e sete dias depois, diz o jornal.

Na época, o caso foi relatado em boletim epidemiológico local, mas só foi divulgado na última semana pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.

A doença tem alto grau de mortalidade. Os Estados Unidos, que já registraram 129 casos entre 1962 e 2013, com apenas dois sobreviventes.

Uma fonte do “Clarín”, Sixto Raúl Costamagna, ex-presidente da Associação Parasitológica da Argentina, acredita que a ameba tenha chegado ao país por alterações climáticas globais.

“Pequenas variações de temperatura produzem modificações nos ciclos dos parasitas”, disse.

A doença

A Naegleria fowleri é frequentemente encontrada em água doce, como lagos, rios e nascentes de água quente.

Esse parasita nada livremente e, em geral, entra no corpo pelo nariz, enquanto as pessoas nadam ou mergulham. Ele pode, então, chegar até o cérebro e causar uma infecção devastadora.

Epidemia?

A morte do menino de 8 anos gerou comoção na Argentina e levou o governo de Buenos Aires a conter o pânico local com a doença.

Depois da revelação do primeiro caso do tipo no país, as autoridades e os especialistas em saúde negaram que haja uma epidemia.

“São casos isolados, esporádicos. Foi um raridade, mas lamentavelmente afetou esta criança da nossa região (…) Não há muito mais a fazer do que advertir medidas de prevenção, como não se banhar em águas contaminadas ou tapar o nariz ao mergulhar “, explicou a diretora do Hospital Abraham Piñero de Junín, Patricia Barisich, à agência “Télam“.

Sobrevivente

A última sobrevivente que contraiu a ameba assassina foi a menina Kali Hardig, de 12 anos, quando nadava em um parque aquático em Arkansas, nos EUA, no ano de 2013.

Na ocasião, foi divulgado que Kali Hardig estava se recuperando após ficar um período em coma induzido.

A garota teve o corpo resfriado para tentar reduzir o inchaço, foi tratada com um medicamento usado normalmente para câncer de mama e mantida sob ventilação mecânica por mais de 15 dias.

Desde então, Kali fez “progressos incríveis”, avaliaram os médicos, o que incluía respirar por conta própria, escrever o próprio nome e responder a perguntas. Exames também não mostraram mais sinais da ameba no organismo.

Desafios

As infecções causadas por amebas de vida livre – caso da Naegleria – são erráticas, ou seja, não deveriam ocorrer no organismo humano.

Por esse motivo, sua evolução no organismo é extremamente rápida e, geralmente, acomete o sistema nervoso central. O tratamento existe, mas, pela rapidez com que se dissemina, não há tempo para cura ou sequer para o diagnóstico.

“A maioria dos diagnósticos de Naegleria é feito post mortem”, explica o pesquisador brasileiro Marco Túlio Alves da Silva, do Grupo de Cristalografia do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

No Brasil, especialistas atentam para a falta de dados sobre a ameba e a doença mortal causada por ela. Embora o número de vítimas do Naegleria seja melhor contabilizado nos EUA, a doença causada pela ameba faz vítimas no mundo todo.

“O que falta, no Brasil, são dados específicos sobre a Naegleria. Não temos o número de casos no Brasil, regiões mais expostas etc; não temos dados de como a atividade industrial pode aumentar ou diminuir o número de formas de Naegleria“, afirma o cientista.

Visão microscópica

Além de seu potencial destrutivo que ainda intriga cientistas, a “ameba que come cérebros” tem uma visão microscópica assustadora que revela um trio de estruturas de alimentação retorcidas no formato de uma máscara de palhaço:

ameba que come cérebros

com informações do Clarín

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS