Redação Pragmatismo
Direita 20/Fev/2018 às 15:04 COMENTÁRIOS
Direita

Ao lado de Kim Kataguiri, criminoso Renato Oliveira era protagonista do MBL

Publicado em 20 Fev, 2018 às 15h04

Vídeos revelam que Renato Oliveira tinha papel de protagonismo e liderança dentro do MBL — movimento que agora quer desesperadamente escondê-lo após a tentativa de assassinato contra um jornalista

renato oliveira mbl kim kataguiri

O sub-secretário municipal de Tecnologia e Comunicação de Embu das Artes, Renato Oliveira, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (19) após uma investigação da polícia civil revelar que ele dirigia o carro Hyundai i30, que na madrugada do último 28 de dezembro avançou contra o jornalista Gabriel Binho (saiba mais aqui).

Durante o atentado, já caído, Gabriel Binho foi alvo de três disparos de arma de fogo. O sub-secretário e seu amigo Lenon Roque, que atua como um segurança particular de Renato, foram indiciados por lesão corporal grave.

A pena para este tipo de crime é de um a cinco anos de reclusão. Até o momento, a Polícia Civil não pediu a prisão de nenhum dos dois.

Na internet, o MBL está garantindo que irá processar o site Mídia Ninja e o deputado federal Jean Wyllys, primeiros a chamarem a atenção para a relação de Renato com o grupo.

Ainda segundo o MBL, Renato era um simples “voluntário” e foi expulso do movimento por “não ostentar os valores éticos, morais e político/ideológicos” defendidos por eles.

No vídeo abaixo, porém, é possível constatar que Renato Oliveira exercia função de liderança nas manifestações organizadas pelo MBL.

Renato era destaque nos carros alegóricos do grupo. Em certos momentos, com o microfone em mãos, o jovem criminoso agia como uma espécie de pastor controlando o seu rebanho, enquanto era aplaudido por milhares de pessoas. É ele, inclusive, quem puxa o hino nacional (momento mais aguardado das manifestações pelo impeachment de Dilma).

As imagens mostram ainda Renato Oliveira abraçado aos três cabeças do MBL, Kim Kataguiri, Renan Santos e Fernando Holiday.

renato oliveira mbl
Renato Oliveira (direita) abraçado aos líderes do MBL Renan Santos, Kim Kataguiri e Fernando Holiday

Em outro vídeo, publicado em seu Facebook pessoal, o ex-subsecretário comemora com Kim Kataguiri o sucesso de uma manifestação organizada por eles:

Apesar do desespero do MBL para tentar desvincular o nome de Renato Oliveira do grupo, o jovem sempre foi considerado um dos “meninos de ouro” da organização. Ele era apontado como virtuoso conhecedor em redes sociais.

A primeira aparição pública de Renato Oliveira foi em 2014. Na ocasião, ele ficou conhecido por defender o deputado federal Jair Bolsonaro no programa Jô Soares, da TV Globo:

Ao lado de Bolsonaro:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS