Redação Pragmatismo
Lula 24/Jan/2018 às 17:23 COMENTÁRIOS
Lula

Parlamentares dos EUA divulgam carta de apoio a Lula

Publicado em 24 Jan, 2018 às 17h23

Congressistas dos EUA enviam carta em apoio a Lula. Parlamentares do Partido Democrata pedem que direitos do ex-presidente sejam preservados; carta foi entregue ao embaixador em Washington com cópia para o STF

parlamentares eua apoio lula lava jato condenação

Lilian Milena, Jornal GGN

Nós estamos profundamente preocupados com a evidência crescente de violações flagrantes dos direitos no processo de Lula e o que parece ser uma campanha de perseguição judicial motivada politicamente“, diz a carta assinada por 12 congressistas dos Estados Unidos, todos do Partido Democrata onde pedem que os direitos do ex-presidente sejam preservados durante a julgamento em 2ª instância que acontece nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre.

Segundo informações do Valor, a carta foi entregue na última sexta-feira (19) ao embaixador brasileiro em Washington, Sérgio Silva do Amaral e uma cópia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dentre os nomes que assinaram o ofício estão Keith Ellison, Mark Poca, Ro Khanna, Steve Cohen, Raúl Grijalva, Frank Pallone Jr., Barbara Lee e Henry Johnson.

Os parlamentares norte-americanos acusam o juiz Sérgio Moro, que condenou Lula em 1ª instância, de “ações antiéticas e, às vezes, ilegais” que “demonstraram, claramente, que ele não era capaz de desempenhar os deveres de um juiz imparcial no caso“.

Essa não é a primeira vez que congressistas dos EUA se manifestam contra o juiz da Lava Jato, em 2017 eles encaminharam às autoridades brasileiras outra carta criticando os métodos de Moro no julgamento de Lula. Ainda, segundo o Valor, ao contrário dos democratas, o Departamento de Estado americano e o próprio presidente Donald Trump acharam melhor não emitir opinião sobre o julgamento, entendendo que se trata de uma questão interna ao Brasil.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS